O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou por unanimidade, em sessão de seu congresso nesta quarta-feira, no Rio, a inclusão de cinco novos esportes no programa dos Jogos Olímpicos de Verão, que passará a ter 33 modalidades em Tóquio-2020. Surfe, Skate, Escalada Esportiva, Beisebol e Caratê passam a integrar o cardápido.
A entradas dos novos esportes era esperada, e atende a uma intenção do COI de atrair novos públicos, especialmente os jovens, para os Jogos. São três esportes ditos "radicais" - o surfe, no mar; o skate, urbano; e a escalada, a céu aberto - e duas modalidades que contaram com o lobby do país-sede: o Japão é muito forte no beisebol e no caratê e assim espera aumentar seu número de medalhas em casa.
Segundo o presidente Thomas Bach, a inclusão dos novos esportes é válida apenas para Tóquio-2020, sem comprometimento, por ora, de ser mantida nas próximas edições. Ficou combinado entre os membros do COI que futuros países-sede poderão propor novas modalidades mais convenientes para cada caso. Ainda não há sede escolhida para 2024.
A escaladora americana Sasha DiGiulian, 23 anos, que está atualmente escalando no Brasil em companhia de Felipe Camargo, postou h0je de manhã em sua conta do Instagram uma imagem em apoio a entrada da Escalada Esportiva nos jogos Olímpicos.
|
|
Vamos fazer alguns sonhos Olímpicos acontecer. Hoje sai a esperada decisão! |
|
|