Extremos
 
NOTÍCIAS
 
18 anos da morte de Mozart Catão, Othon e Alexandre
 
da Redação: Elias Luiz
3 de fevereiro de 2016 - 08:35
 

A Face Sul do Aconcágua e a equipe brasileira.

 

Essa é uma data que eu nunca gostaria de relembrar. Pois foi nesse dia, em 3 de fevereiro de 1998, que recebemos a terrível notícia do desaparecimento do Alexandre Oliveira meu filho, do Mozart Catão, e do Othon Leonardes, na Face Sul do Monte Aconcágua, Argentina. Foi uma terrível tragédia para todos nós, e uma grande perda para Teresópolis. Esse doloroso fato, foi muito divulgado na época, pela imprensa de todo Mundo. Lembro-me bem de cada detalhe, como se o acontecido tivesse sido ontem. Pessoas indo e vindo aqui em casa, durante muito tempo, desesperadas, sem querer acreditar em tamanha tragédia. Foi um grande sofrimento, para todos nós. Não tinha nem como consolarmos uns aos outros, pois o sentimento de perda, era igual para todos.

Mas aquele sentimento ruim, dessa enorme perda, foram se aplacando, e se dissipando, e hoje se transformou em motivos de orgulho. Pois eles só deixaram coisas boas, e muitas saudades também, em todos que os conheceram. E só ficaram as boas recordações... Tenho muito orgulho de falar do meu saudoso e querido filho Alexandre. Pois ele morreu, fazendo tudo o que quis fazer, mesmo tendo vivido tão pouco.

Eu sempre procurei dar força, em tudo o que ele fazia. Por isso hoje, não tenho arrependimento algum, tranquila. Mas sempre que posso, tentando fazer algo para que sua imagem nunca caia no esquecimento.

Neuza Oliveira

A Face Sul

O Aconcágua tem 33 variações de escaladas utilizando as faces Norte, Sul, Leste, Oeste e Noroeste. A mais temida de todas é a Face Sul, exatamente pela sua dificuldade técnica. Ela tem 15 opções de rotas, entre elas as famosas Iugoslava ou Eslovena, Saída Messner e muitas outras.

Os primeiros e únicos brasileiros a escalarem a temida Face Sul foi Rodrigo Raineri e Vitor Negrete, no dia 2 de janeiro de 2002. Fizeram em estilo alpino e utilizando a variante Messner. Durante esta escalada, Rodrigo e Vitor avistaram os corpos de Othon Leonardes e Alexandre Oliveira, ambos estavam encordados e durante a queda provocada pela avalanche, ficaram enrroscados em uma pedra. O corpo de Mozart Catão nunca foi encontrado.

Bibliografia

Você pode ler mais sobre a escalada da Face Sul do Aconcágua por Rodrigo Raineri e Vitor Negrete no anuário "2014, O Melhor do Extremos" e também no livro "No Teto do Mundo" de Rodrigo Raineri.

 

 

 
comentários - comments