Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Montanhistas escalam a 4ª montanha mais alta dos Andes
 
texto: Pedro Hauck
26 de janeiro de 2016 - 16:30
 


Brasileiros escalam a 4ª montanha mais alta dos Antes, o Bonete Chico (6.779m). Foto: Pedro Hauck

 

Grupo de quatro brasileiros ascende o pouco conhecido Bonete Chico no norte da Argentina. Com 6779 metros de altitude, montanha que é a quarta mais alta dos Andes nunca havia sido escalada por brasileiros. Também escalaram o Baboso de 6080 metros e o Veladero com 6438, totalizando 3 cumes em 25 dias.

A toponímia “Bonete” é bastante comum nos Andes, pois Bonete são chapéus cônicos de festas de crianças. Por uma ironia, a montanha mais alta da cordilheira que tem este nome é acompanhada da palavra “Chico”, que significa pequeno. Porém o Bonete Chico não tem nada de pequeno, pelo contrário, é a quarta montanha mais alta dos Andes, com apenas 172 metros a menos que o Aconcagua. O motivo do nome é que desde a cratera deste imenso vulcão eleva-se o pequeno cume da montanha em forma de um chapéu de festa de criança.

Localizada na província de La Rioja, no norte da Argentina, esta montanha está localizada próxima à Reserva de Laguna Brava, numa região árida e despovoada e está no entorno da maior cratera vulcânica dos Andes, a Corona Del Inca, onde estão outras 5 montanhas acima dos 6 mil metros, das quais outras duas também foram escalada pelo grupo de montanhistas. Não por menos o nome dado à Expedição foi Corona Del Inca.

O grupo de montanhistas foi liderado pelo guia da agência GenteDeMontanha, Pedro Hauck, e foi composto pelo mineiro Vinicius Vieira, a paranaense Greissy Caminski e a gaúcha Paula Kapp. Pedro e Greissy saíram de Curitiba dirigindo e após uma longa viagem chegaram a Mendoza, no oeste do país vizinho, onde se encontraram com o grupo e se dirigiram à região onde fica a montanha.

Uma das maiores dificuldades da escalada é o acesso, feito em veículos 4x4 preparados. A região é tão remota, que o Bonete Chico só foi conquistado, ou seja, recebeu sua primeira ascensão absoluta, apenas em 1978. Muito tarde se for pensar em outras grandes montanhas. O Aconcágua foi conquistado em 1897, o Everest em 1953.

     
     

A primeira montanha a ser escalada na expedição foi o Baboso, de 6080 metros, onde eles fizeram aclimatação. Esta montanha também não tinha registro de ascensões brasileiras. Após alcançarem o primeiro cume, eles desceram à cidade de Vinchina para descansar e retornaram à montanha para escalar o principal objetivo da expedição, o Bonete Chico, que foi alcançado após 3 dias de caminhada em altitude.

A última montanha escalada foi o Veladero de 6438 metros, que apesar de ser mais baixa foi mais difícil que todas por conta do grande desnível do último acampamento até o cume, de 1400 metros. No topo desta montanha, que foi escalada pela primeira vez apenas em 1986, o grupo pode observar ruínas arqueológicas, que mostra que apesar destes picos serem pouco escalados e desconhecidas pela maioria dos montanhistas, eles já haviam sido escalados pelos incas há mais de 500 anos atrás.

 
comentários - comments