Outros Céus
Release
15 de dezembro de 2013 - 17:52
 
 
 
Outros Céus: Sagas por territórios e culturas pouco decifradas dão o tom da narrativa, rica em emoção e detalhamentos. Foto: Elias Luiz
 

Quando deixo o conforto de minha casa quero conhecer todos os aspectos possíveis do local em que viajo. Quero aprender com cada povo, com cada nova experiência. Quero me emocionar, mesmo que nem sempre as emoções sejam positivas (...)

Ricardo D’Addio


Outros Céus é uma obra rara. Não é comum ter acesso a tanta informação relevante em uma só publicação. O banco de dados oficial é Ricardo D’Addio, um professor de Biologia muito querido pelos alunos, um tanto pelo seu jeito divertido e aventureiro, que traz quase três décadas de viagens ao redor do mundo na baga gem. Aficionado por natureza e pelo ser humano, D’Addio transporta o leitor para novas superfícies e seus enigmas numa trajetória ininterrupta de descobertas.

O livro tem início com D’Addio em seu período de faculdade, num engajamento tardio ao mundo dos mochileiros. O ano de 1985 marca sua primeira viagem para além do solo brasileiro, em situação típica de iniciantes, com seus erros e dificuldades durante o trajeto e a estadia. Entretanto, esta introdução às maravilhas mundanas deixou ótimas recordações e alimentaram ainda mais o seu desejo por conhecimento. A partir daí o autor não tarda em envolver sua mulher, Cris, e seu irmão, Gérson, em seu mais cultuado hobby, escolhendo o mesmo destino anterior – a Patagônia – como ponto de acolhimento aos novatos.

A obra é rica em detalhes, e em cada capítulo mapas e detalhes históricos são oferecidos ao leitor como complemento da narrativa, que é extremamente visual por si só. Ainda consta a favor da obra o fato de as aventuras se darem em momentos de grande efervescência cultural e política, sobretudo em virtude de cenários pós-ditaduras e guerras.

A leitura de Outros Céus leva o leitor a ambientes de beleza natural exuberante, caso de Bariloche, e outros hostis, como a fronteira entre Chile e Bolívia, nas proximidades de Arica. Também são retratados locais em processo de reconstrução, tanto estruturais quanto de auto-estima, em situações muito bem descritas por D’Addio. Laos, Vietnã e África do Sul pós- apartheid são grandes exemplos.

O caminho até os últimos parágrafos do livro soa natural e agradável, e tudo se dá a partir de uma leitura fácil e envolvente. Outros Céus nos dá de presente um encontro com a história e a geografia e, acima de tudo, com o ser humano e suas formas de expressão. Aproveite e embarque nesta viagem de celebração à liberdade.