Maya Gabeira sofre acidente ao tentar surfar onda gigante em Portugal
Fonte: G1 e SIC
28 de outubro de 2013 - 11:01 - Atualizado: 28.10.2013 - 18:50
 
comentários    
 
 
 
 





Maya Gabeira sofreu um acidente na manhã desta segunda-feira, na Praia do Norte, em Nazaré, ao tentar surfar uma onda gigante. A brasileira de 26 anos, que está em Portugal tentando bater o recorde de Garrett McNamara (78 pés ou 24 metros), caiu de uma onda e ficou inconsciente. A surfista foi retirada da água por um jet ski e levada para uma unidade hospitalar próxima da região. As informações são do site português "SIC Notícias".

Maya Gabeira está em Portugal ao lado dos companheiros "big riders" Carlos Burle, Felipe Cesarano e Pedro Scooby. O marido da atriz Luana Piovani informou que ela passa bem:

- Minha parceira de ondas gigantes que amo pegou uma onda gigante aqui em Nazaré, sofreu um acidente, mas está tudo bem. Viva e feliz! Foi um susto, mas ela está bem.
__ Pedro Scooby

Apesar do susto, o pai da atleta, o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, disse que já conversou com a filha por telefone e que ela passa bem. Ele ainda revelou que Maya acabou fraturando o tornozelo na queda, ficará internada por pelo menos mais 12 horas e voltará ao Brasil apenas quando os médicos a liberarem.

- Eu já falei com a Maya pelo telefone, e ela me disse que está bem. Ela ainda está internada e vai precisar ficar em observação por mais 12 horas. Mas com o impacto da queda, ela acabou fraturando o tornozelo. Ela ainda não tem previsão de voltar ao Brasil, mas deve retornar assim que a situação se resolver em Portugal.
__ Fernando Gabeira

Mais tarde, Maya Gabeira publicou um comentário e uma foto em sua conta no Instagram, ainda na cama do hospital, fazendo sinal de positivo.

- Obrigada pelo carinho de sempre!!!! Um tornozelo quebrado, mas nada a mais!!!! Me recuperando bem... Continuem torcendo por favor. Logo mais estou de volta! Obrigada @carlosburle @pedroscooby @felipecesarano. Vocês formam o melhor time do mundo!
__ Maya Gabeira

A surfista brasileira chegou a começar a surfar a onda, mas depois caiu e ficou submersa por alguns instantes, até ser arrastada para a areia por uma equipe de apoio. Socorristas fizeram os primeiros atendimentos médicos em Maya, que estava inconsciente e precisou ser reanimada, antes de levá-la a um hospital próximo. Apesar do susto, o estado de saúde da carioca é estável.

Na última quarta-feira, a bela surfista dropou uma onda gigante e, com ela, representa o Brasil no prêmio mais cobiçado do surfe internacional. A onda surfada pela carioca na localidade conhecida como “Canhão da Nazaré” foi inscrita na categoria "Onda do Ano" do Global Big Wave Awards, considerado o Oscar da modalidade. A premiação será realizada em 2014.

Foi na Praia do Norte que o americano Garrett McNamara entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao surfar uma onda de 78 pés (24m), em 2011. Em janeiro, o veterano conseguiu dropar uma ainda maior, com cerca de 30m.