Nepal abrirá 165 picos virgens para expedições internacionais
Fonte: Desnivel
11 de setembro de 2013 - 8:38
 
 
 
 
O governo do Nepal não abria novos picos às expedições desde 2004. A maioria dos 165 são montanhas de 6.000m, mas há um 8.000m, doze 7.000m e nove 5.000m. Dois cumes foram batizados como Hillary Peak (7.681m) e Tenzing Peak (7.916m). Foto: Elias Luiz
 

O território do Nepal conta com um censo estimado de mais de 1.300 montanhas, e apenas 326 estão abertas aos alpinistas internacionais atualmente. Para o governo do Nepal, a venda de permits é uma importante fonte de receita e a oferta de 165 novos cumes nunca antes escalados, representará uma oferta de 50% a mais de novos cumes e provavelmente um bom aumento na receita anual.

Essa é a proposta emitida pela subcomissão criada para este âmbito do Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Nepal, liderado pelo ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal. Ang Tshering Sherpa (sócio proprietário da agencia Asian Trekking). O documento inclui 1 oitomil, 12 setemil, 143 seismil e 9 cincomil. Para que os montanhistas e turistas que viajam ao Nepal possam começar a planejar suas escaldas a estes cumes, falta a aprovação do Conselho de Ministros.

Novos nomes
Os picos virgens incluídos na proposta receberam novos nomes, escolhidos com base em relatórios realizados por uma equipe de especialistas, também com a consulta da população local e de montanhistas nepaleses. Além disso, programas de promoção devem ser lançados pelo ministério: “As montanhas sugeridas tem um grande potencial turístico e são tecnicamente viáveis para o alpinismo”. declara Ang Tshering Sherpa.

Mais precisamente, dois destes picos recém batizados, situados na região que entre o Everest e o Cho Oyu, receberam os nomes de Hillary Peak (7.681m) e Tenzing Peak (7.916m), em homenagem ao neozelandes Sir Edmund Hillary e ao nepalí Tenzing Norgay que conquistaram o Everest em 1953. Hillary e Tenzing, falecidos respectivamente em 2008 e 1986, representam muito ao montanhismo no Nepal, não apenas pela conquista esportiva que representou o início da industria turística de montanha no país, mas também pela imensa ajuda social que ambos tiveram a população local. Na verdade o nome dos dois já tinham sido uasado para batizar o Aeroporto de Lukla, construído na década de sessenta.

Neste sentido, o governo do Nepal também planeja homenagear outros alpinistas famosos, dando-lhes os nomes para novos picos. Entre eles estão Maurice Herzog e Louis Lachenal, que foram os primeiros a conquistar uma montanha acima de 8.000m em 1950, o Annapurna. Segundo informações de Ang Tshering Sherpa, estas duas montanhas estariam localizadas a oeste no Nepal.

Últimas aberturas
Em 2014 completará 10 anos desde que o governo nepalí abriu os últimos picos as expedições internacionais. Em 2004, foram abertos nove cumes, que eram complemento dos 122 cumes abertos em 2003.