A Aventura de Kon Tiki
da redação: Elias Luiz e Kadu Silva
15 de agosto de 2013 - 10:15
 
 
 
 
 
 

No voo de volta do Atacama para o Brasil, enquanto eu digitava em meu iPhone um rascunho sobre a viagem, notei que na poltrona ao lado uma pessoa estava assistindo um filme com algumas pessoas em uma jangada mar adentro, no mesmo instante eu lembrei do Kon Tiki, o livro que comprei 3 meses atrás e que ainda não tive tempo de começar a ler e nem imaginava que seria produzido um filme sobre ele. E realmente era o filme, parei de escrever e entrei no mundo de Kon Tiki.

O filme conta a lendária história da expedição do etnógrafo Thor Heyerdahl que junto com 5 companheiros queriam comprovar que a Polinésia, na verdade, foi descoberta pelos povos da América do Sul e não pelos Espanhóis como dizia os livros de história.

Para isso, em 1947, construíram uma jangada idêntica a usada na época do descobrimento e saíram pelo mar, tentando comprovar tal feito. E como era de se esperar passaram por vários apuros durante a jornada, tempestades, tubarões, recifes de corais e assim por diante.
Desde de pequeno Thor se mostrava obstinado a ir em busca de seus objetivos, e mesmo ridicularizado, não abaixou a cabeça e foi em busca do que acreditava ser o correto, mesmo que para isso tivesse que perder seu grande amor.

Os diretores Joachim Rønning e Espen Sandberg conseguem uma perfeita dinâmica ao apresentar os fatos e a narrativa se torna envolvente, mesmo o filme tendo duas horas, não há tempo para ver os minutos passar, tal é o acerto em nos colocar como testemunhas daqueles fatos que vão se relevando. Pela trama apresentar um desfecho revelador a expectativa para saber se eles irão conseguir chegar no objetivo, não tem como desviar o olhar um só instante.

Não há uma busca por cenas de ação de tirar o fôlego e sim a sensação de medo, incertezas, falta de fé. O filme é uma grande reflexão sobre nossas atitudes frente a sonhos e desafios.

A Aventura de Kon-Tiki, é muito mais que uma história do descobrimento nos perigosos mares da Terra, ele é uma trama que nos leva a pensar em nossas atitudes, e que mostra que mesmo diante de vários nãos, não podemos deixar de acreditar no que sonhamos.

OBS: O filme está em cartaz nos cinemas.