Lançamento do livro: Não conta lá em casa
da redação:
8 de junho de 2013 - 15:20
 
comentários    
 
 
Não conta lá em casa - Autor: André Fran - Editora: Record - 308 páginas.
 

Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo.
Em Não conta lá em casa, André Fran relata suas andanças por lugares inusitados com o programa de TV homônimo Escrito por André Fran, um dos quatro criadores e apresentadores da série homônima do Multishow, Não conta lá em casa é um delicioso e fascinante relato pessoal de algumas das viagens que o autor fez com seus amigos de infância e de programa.

No livro, André narra aventuras e curiosidades de alguns dos mais excepcionais e inusitados destinos que percorreu, como o Iraque ainda praticamente em guerra, a impenetrável Coreia do Norte, o Afeganistão dos talibãs, Tuvalu, a ilha-país prestes a sumir do mapa pelos efeitos do Aquecimento Global, além de Somália, Etiópia, o Japão logo após o tsunami, entre outros. Uma obra repleta de histórias que divertem e emocionam. Não conta lá em casa definitivamente não é mais um guia de viagens. No lugar de regras, reflexões. Em vez de mapas, panoramas. Dicas? O importante aqui são as lições de vida. Afinal, os destinos escolhidos não são apenas eletrizantes aventuras radicais, mas também impactantes histórias do mundo.

Escrito pelo jornalista André Fran, um dos quatro apresentadores do programa de TV homônimo, o livro é um relato pessoal de algumas das viagens que fizeram para os mais excepcionais e polêmicos destinos do mundo. Responsável pelo texto do programa, autor do blog e de eventuais matérias sobre viagens para outros veículos, ainda assim Fran não conseguia dar vazão à enorme quantidade de anotações em guardanapos surrados e notas no celular que iam se acumulando a cada viagem, e percebeu que o material renderia um livro. Inspirado nas insólitas e impactantes experiências vividas para gravar o programa, Fran se vale de sua dinâmica e envolvente narrativa para descrever as mais curiosas e impressionantes realidades: um Iraque em guerra, a isolada Coreia do Norte, o Afeganistão dos talibãs, Tuvalu, a paradisíaca ilha-país que está prestes a sumir do mapa devido ao Aquecimento Global, o Japão pós-Tsunami de 2011, além de Somália, Etiópia e outros. Há de se ter muita coragem e extremo apreço e interesse na humanidade para dentre todos os destinos que o mundo oferece optar justamente por lugares castigados seja pela implacável força da natureza ou pela abominável ignorância dos homens.

O que o autor viveu mundo afora não é para qualquer um, mas o que ele nos relata aqui deveria ser do conhecimento de todos. Em uma obra surpreendente, repleta de fotos fascinantes e histórias que divertem e emocionam, Fran revela também alguns detalhes curiosos e inusitados dos bastidores e aproveita para dar dicas para quem quer se aventurar por roteiros tão insólitos como esses. É o caso do Manual do Nerd na Estrada, capítulo com dicas para os viajantes mais conectados de como se virar em momentos de maior dificuldade para aliviar as crises de abstinência “internética”.