A trágica conquista invernal do Broad Peak - (atualizado)
da redação: Elias Luiz
5 de março de 2013 - 14:28 - Atualização: 08.03.2013 - 15h26
 
comentários    
 
Maciej Berbeka: faleceu Tomasz Kowalski: faleceu Infográfico das conquistas
 
Atualizado: 08.03.2013 - 14h42
Como foi mencionado antes, o tempo piorou completamente. O céu está completamente coberto de nuvens e não há visibilidade. Há neblina no acampamento base. Está nevando. O vento é muito forte e em 8.000m há um furacão soprando a 100 km/h. As condições são extremas, mesmo no acampamento da expedição base.

"Considerando todas as circunstâncias, condições, a minha experiência, história do montanhismo no Himalaia, o conhecimento sobre a fisiologia e medicina de alta altitude, bem como consultas com médicos e co-organizadores da expedição na Polônia, eu tenho que declarar que Maciej Berbeka e Tomasz Kowalski estão mortos."
"Levando-se em conta o tempo que se passou desde o último contato de altitude, onde teve lugar, a sua condição, as condições climáticas atuais e todos os outros fatores, eu tenho que afirmar abertamente que os dois alpinistas estão mortos.
A expedição chegou ao fim. Estamos desmontando o acampamento base e vamos começar a descer via glaciar Baltoro, que levará 5 dias. Devido à falta de eletricidade, não teremos qualquer possibilidade de manter contato através dos telefones ou e-mails e, portanto, não receberão qualquer informação sobre nós até aproximadamente dia 15 de março."


Krzysztof Wielicki
Líder da expedição de inverno e Associação de Alpinismo polonês no Broad Peak
Atualizado: 07.03.2013 - 20h30
Após vários questionamentos feitos na web, o lider da expedição Artur Hajzer esclareceu que:
• Localizador GPS: A expedição contava com um localizador SPOT, o qual foi perdido antes do ataque ao cume. Vale salientar que esse tipo de localizador não funciona muito bem e não são precisos em grandes altitudes como era o caso.
• Resgate de helicóptero: Nesta área do Broad Peak os helicópteros não tem permissão para pousar acima do acampamento base, 4.950m. Além disso os helicópteros só podem sobrevoar até 6.700m e os últimos dados relatam que os alpinistas perdidos estavam bem acima disso.
• No dia 7 de março o tempo não permitia vôo de helicóptero na região do Broad Peak.
• Vale salientar que hoje foi enviado dois alpinistas até o acampamento C3 e vasculharam toda a área e nada encontraram.
• Também foi feita uma varredura nos acampamentos superiores através do telescópio que está no Campo Base e nada foi localizado até o momento.
Atualizado: 07.03.2013 - 11h04
Adam Bielecki e Artur Malek já estão no acampamento base e a condição física deles é muito boa, não têm quaisquer congelamentos.
Ainda não há nenhuma notícia sobre os dois alpinistas, Maciej Berbeka e Tomasz Kowalski, que estão desaparecidos.

Atualizado: 07.03.2013 - 7h05
Sem notícias de Maciej Berbeka e Tomasz Kowalski em Broad Peak.
A situação no Broad Peak passou de preocupante a dramática nas últimas horas. Ainda não há notícias dos desaparecidos Maciej Berbekae e Tomasz Kowalski. Enquanto isso, Adam Bielecki completou a descida ao acampamento base e Artur Malek continua a sua descida acompanhado de Karim Hayyat. Hoje é esperado a chegada de mal tempo na montanha. A expedição emitiu a seguinte declaração do resumo dos fatos, assinada pelos líderes Artur Hajzer e Wielicki Krzysztof:

"Quatro alpinistas conquistaram o cume do Broad Peak por volta das 17h e 18h do dia 5 de março, e sem demora começaram a descer. A idéia era para baixar o máximo possível antes de escurecer. O último a descer foi Tomasz Kowalski, logo após de Maciej Berbeka.
Após 7 ou 8 horas Adam Bielecki chegou ao Campo 4 a 7.400m às 21h do dia 5 de março. Artur Malek chegou ao Campo 4 às 2h da madrugada do dia 6 de março. Tomasz Kowalski e Maciej Berbeka foram obrigados a fazer bivaque a 7.900m.

Thomasz informou ao Wielicki (lider da expedição que estava no acampamento base) que tinha dificuldades de respirar e se sentia debilitado. Recebeu instruções para tomar medicamentos.
Durante a última comunicação às 6h30 do dia 6 de março, Thomasz que tinha mais dificuldades. disse que podia ver Maciej. Logo antes do amanhecer, utilizando o telescópio no acampamento base, Wielicki conseguiu localizá-lo na montanha.

Às 6h30, horário local, não houve contato com os alpinistas desaparecidos. Maciej não usou o seu rádio por razões desconhecidas. Cada integrante tinha um rádio.
Ao amanhecer do dia 6 de março, Karim Hayyat saiu do Campo 2 a 6.200m até uns 7.700m e não encontrou nenhuma evidência dos alpinistas e baixou para o Campo 4. A partir deste momento os dois alpinistas foram declarados oficialmente desaparecidos.


Em 6 de março, Amin Ullah e Shaheen Baig sairam do Campo Base. Shaheen alcançou o Campo 2 e Amin o Campo 3.
O tempo e a visibilidade durante os dias 5 e 6 de março eram bons. Fazia uns -35ºC a 8.000m durante noite e -27ºC durante o dia. Não ventava muito. A todo momento, Krzysztof Wielicki no Campo Base, buscou através do telescópio alguma evidência dos alpinistas.

De acordo com as previsões, o tempo vai piorar a partir do dia 7 de março. Então hoje todos deveriam estar abaixo dos 7.000m como programado, pois a partir desta altitude, há uma linha ininterrupta de cordas, o que ajuda na descida mesmo em condições difícies."

A matéria original, publicada em 06.03.2013 - 9h02
A expedição liderada pelo veterano polonês Krzysztof Wielicki e especialista invernal dos oitomil, atingiu o seu objetivo de fazer a primeira ascensão da história do Broad Peak (8.047m) no inverno. Chegaram ao cume: Maciej Berbeka, Adam Bielecki, Artur Malek e Tomasz Kowalski, após um ataque final com sucesso nesta terça-feira, dia 5 de março de 2013 às 17h30, a escalada de hoje aconteceu sob boas condições climáticas.

Os alpinistas partiram às 5:15 da manhã, hora local, do Campo 4 (7.400m) com destino ao cume do Broad Peak. As onze da manhã conseguiram superar um trecho perigoso de gretas que havia sido o obstáculo da tentativa anterior a 7.820m.

As informações seguintes sobre o andamento dos escaladores foram divulgadas pelo lider da expedição, Artur Hajzer, no site oficial da expedição, onde dizia que Maciej Berbeka e Adam Bielecki tinham atingido o col a 7900m às 12:30, com Artur Malek e Tomasz Kowalski um pouco atrás deles. Hajzer estimava que restava apenas uma hora para chegarem ao cume, dependendo das condições que encontrariam na escalada. Também informou que o clima manteve-se bom durante toda escalada.

Os últimos 150 metros verticais foram de espera e incertezas, devido a falta de notícias da equipe, até que Artur Hajzer deu a boa notícia, depois de terem descido rapidamente para o acampamento 4 para evitar a noite na descida, o que seria muito perigoso.

Conquistas
A 1ª invernal do Broad Peak é a 11ª invernal de uma montanha acima de 8.000m conquistada pelos montanhistas poloneses. Apenas o Makalu e o Gasherbrum 2 não foram conquistados pelos poloneses (como você pode ver no infográfico acima). As conquistas polonesas de um oito mil invernal são: Everest (1980), Manaslu (1984), Dhaulagiri e Cho Oyu (1985), Kangchenjunga (1986), Annapurna (1987), Lhotse (1988), Shisha Pangma (2005), Gasherbrum 1 (2012) e agora Broad Peak (2013).

Entre os membros da expedição que chegaram ao cume hoje, apenas para Tomasz Kowalski e Artur Malek era uma primeira conquista de um oitomil invernal. Adam Bielecki chegou a sua segunda conquista consecutiva de um oitomil, havia conquistado o Gasherbrum 1 em 2012. Por outro lado, esta já é a 3ª conquista do veterano Maciej Berbeka a uma primeira conquista invernal de um oitomil, depois de ter conquistado o Manaslu em 1984 e o Cho Oyu em 1985.