Histórias de Alice
da redação: Texto e Fotos: Franco Hoff
6 de dezembro de 2012 - 10:12
 
comentários    
 
  • Foto: Franco Hoff
    Sert�o do Serid� Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Franco e a Alice" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Passando por Bras�lia" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Oficina de Fotografia - �ndios Guarani " Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Luciano Candisani e o interior da Alice" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Alice" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Sert�o do Cear�" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Rodovia Transamaz�nica" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Na Serra da Canastra" Foto: Franco Hoff
  • Foto: Franco Hoff
    Sertao do Piau�" Foto: Franco Hoff
1 10

Sertão do Seridó Foto: Franco Hoff

todas as imagens
 

Foram 60 mil quilômetros rodados Brasil a dentro, por caminhos pouco trilhados, num período de dois anos. Mais de 100 oficinas de fotografia, com participação de aproximadamente 2000 crianças, residentes em 400 cidades interioranas das cinco regiões brasileiras. Além de pequenas exposições de fotos, acompanhadas de encontro com alunos  de diversas escolas estaduais do país. Quando a noite chegava, a Kombi acendia a luz do cinema e lá ia toda a comunidade experimentar o sabor da 7ª arte, que ora exibia filmes nacionais, ora estrangeiros, outras tantas acendia suas luzes, para exibir a beleza da comunidade fotografada pelas lentes seus filhos, Nestes momentos, o brilho no olhar das crianças e jovens, misturadas a sorrisos e gritos, revelava que  outra luz se acendera: a luz dos sonhos.
 
Esta é a história vivida pelo casal de fotógrafos, Franco Hoff e Inês Calixto (ele fotógrafo  documentarista, ela educadora e fotógrafa), que em 2010, trocou a residência em São Paulo, para viajar pelo interior do país a bordo de uma Kombi-casa, chamada Alice. A viagem tornou-se um projeto, que recebeu o nome de Histórias de Alice (inspirada no conto de Lewis Carrol, Alice no país das Maravilhas). 
 
No percurso de 60 mil quilômetros, feito por estradas principais, vicinais, de pouco e quase nenhum acesso, o casal manteve o olhar fixo nos objetivos que os fizera viajar:
 
·      conhecer as raízes da cultura brasileira,
·      coletar causos,
·      mapear a identidade do país, logo nas primeiras décadas do século XXI,
·      disseminar cultura,
·      valorizar o conhecimento oral e as tradições.
·      Promover a inserção cultural
 
Toda a viagem foi registrada com poesia e arte, em foto e vídeo, pela lente do fotógrafo Franco Hoff.
 
A diversidade cultural é intensamente marcada de uma região para outra e por vezes, num mesmo estado.
Se pela janela da “Alice” vimos belezas, outras tantas vimos pobreza, dor, descuidos políticos, opressão. Mas em todas as situações, por mais doloridas que fossem, sempre encontramos antes da dor, o sorriso aberto no rosto de um povo acostumado ao sofrimento.
 
Sobre o roteiro da viagem:  viajamos com um grande plano, que delineou nossa pesquisa em cada estado. O plano era revisto e composto em detalhes logo que chegávamos ao lugar. O planejamento próximo era feito a partir de  conversas com as pessoas do lugar. Era neste momento que definíamos por onde viajar, onde parar e qual o tempo que permaneceríamos por ali.
Viajar com  um roteiro flexível nos permitiu a surpresa. Estávamos ali abertos para o que a comunidade tinha para nos mostrar.
 
Quanto ao investimento na preparação e nos 20 meses de viagem: somam aproximadamente R$ 200.000,00. Foi um investimento alto feito com nossas economias e com nosso trabalho no decorrer da viagem. Este valor inclui doações recebidas como pneus, projetor de filmes  e outros equipamentos necessários para a viagem.
 
Retornamos para São Paulo no dia 20 de maio de 2012, com uma Kombi carregada de histórias. Neste momento, estamos abrindo a bagagem, olhando o material, preparando livros e documentários que nos ajudarão a mostrar um Brasil de tantos rostos, cores e sabores.