Dois americanos morrem no Aconcágua
Fonte: AFP
02 de janeiro de 2013 - 14:14
 
comentários    
 
David Reinhart foi encontrado morto no Aconcágua. Foto: FMnews101
 
Dois alpinistas americanos morreram no sábado no monte Aconcágua, o mais alto da América, localizado na província Argentina de Mendoza.
"A causa principal da morte dos alpinistas foi edema pulmonar, resultado das condições climáticas do local", disse Diego Martí, chefe da guarda-florestal do Aconcágua, em declarações ao canal de televisão local.
Erick Nourse foi encontrado na tarde de sábado na base "Geleira dos Poloneses", a 6.600 metros de altitude, por uma patrulha de resgate que tentou reanimá-lo até que finalmente faleceu de uma parada cardiorrespiratória. O segundo integrante do grupo, David Reinhart, de 41 anos, foi visto a partir de um helicóptero em um local de difícil acesso, mas também foi encontrado morto.

O terceiro integrante da equipe Greg Nourse, que era irmão gêmeo de Erick, já havia alcançado o pico mais alto da América (6.962 metros), foi encontrado enquanto tentava descer em más condições físicas e foi resgatado em estado de choque.

Diego Marti responsabilizou o grupo pela tragédia, advertindo que "eles foram por uma rota que não tinha sido declarada em sua entrada, é uma rota com uma maior complexidade técnica, de alto risco, que exige que seja declarada".