Martin Dorey fala sobre ‘One man and his campervan’
Texto: Thais Britto - Fonte: O Globo
30 de Outubro de 2012 - 8:22
 
comentários    
 
Martin Dorey e sua kombi retrô Foto: Divulgação
 

Desde o fim de janeiro no ar no Globosat HD, o reality “One man and his campervan” reúne em sua essência dois tipos de programas que sempre são hits na TV: de viagem e de culinária. Apaixonado por veículos e por cozinha, Martin Dorey passou cinco semanas a bordo de sua kombi retrô viajando por diferentes regiões do Reino Unido para descobrir – e provar – o que se come e bebe em lugares como Norfolk, Yorkshire e Lake District, entre outros. São 10 episódios, no ar às segundas, às 20h, até o dia 26 de março. Martin conta que cada um deles levava dois dias para ser gravado e, nos intervalos, havia dias de folga. Durante a gravação, o apresentador acampava de verdade e dormia dentro da kombi.

– A equipe tinha apenas seis pessoas, que viajavam com todo o equipamento de gravação numa outra van, enquanto eu levava minhas coisas comigo. Eles dormiam em hotéis sempre, mas eu ficava na van enquanto estávamos gravando. No final de cada dia, eles me deixavam sozinho em algum lugar incrível. Era ótimo – diz Martin.

O interesse do apresentador pelas kombis começou por causa do surfe, que pratica desde 1985. Segundo ele, a grande vantagem dos veículos é a possibilidade de viver perto do mar, mesmo quando o inverno é rigoroso. Já a paixão por culinária veio, por sua vez, em consequência das vans. Por ficar muito tempo na estrada, Martin acabou aprendendo a cozinhar e, inclusive, escreveu um livro em 2010 sobre o assunto, o “The campervan cookbook”.

– Quis, com o livro, mostrar que esses veículos podem te levar a lugares onde se encontra ótima comida e ótimos ingredientes, além de deixar claro que não é preciso comer mal só porque você está acampando.

No programa, Martin conhece criadores, fazendeiros, pescadores, especialistas e turistas, e acaba preparando uma refeição para todo mundo em sua pequena cozinha dentro da kombi. Fã de peixes e moluscos, ele diz ter comido muito bem durante as cinco semanas de viagem, mas destaca como seu prato favorito um arbroath smokie (espécie de hadoque defumado) preparado de um jeito tradicional numa praia da Escócia. “Nunca havia comido um peixe igual”, disse.

Mas, é claro, também houve momentos difíceis. Numa noite, o apresentador levantou para ir ao banheiro e acabou batendo a cabeça com força no armário. Voltou a dormir mas, de manhã, percebeu a quantidade de sangue no local: o ferimento tinha sido mais sério do que imaginava.

– Fomos ao hospital e a diretora do programa teve que dirigir a kombi. Ela achou que seria fácil, mas não foi nem um pouco. É um momento engraçado de assistir na TV, mas eu estava de saco cheio. Preferia ter ido direto ao hospital do que ficar sendo filmado! – lembra ele.