Polacos conquistam mais um 8000m invernal
da redação: Fonte do texto: Desnivel
10 de março de 2012 - 21:12
 
comentários    
 
14OITOMIL INVERNAL - Confira o novo infográfico com todos os dados. Arte: Elias Luiz
 
Artur e Janusz na atual conquista. Wielicki e Cichy escalaram o Everest. Intrometidos: Simone, Denis e Cory.
 

A primeira ascensão invernal do Gasherbrum 1 por Adam Bielecki e Golab Janusz nesta sexta-feira, 9, voltou a colocar os holofotes sobre a profunda tradição das escaladas polonesas a montanhas acima de 8.000 metros no inverno. Estes dois são os últimos herdeiros de um impressionante recorde histórico. E não é de surpreender que 9 entre as 11 montanhas acima de 8.000 metros conquistadas no inverno tenha os polonêses no cume.

Esta reputação bem merecida para os Homens de Gelo de Inverno ou as raposas, como são chamados em alguns círculos, principalmente, que remonta às conquistas durante a década de 1980.

Tudo começou no Everest (8.848 m) a 17 de fevereiro de 1980. Naquele dia, Krzysztof Wielicki e seu compatriota Leszek Cichy conseguiram chegar ao teto do mundo e inaugurou a lista de oito mil no inverno. Foi um modelo para os alpinistas deste pequeno país que abraçaram a causa e se lançaram nas expedições invernais e ninguém mais foi capaz de segui-los de perto.

Faltam apenas três montanhas a serem conquistadas: Broad Peak, Nanga Parbat e o temido K2, com certeza os poloneses estarão em busca destes cumes.

Confira no infográfico criado pela equipe do Extremos como está a situação atual das conquistas invernais as montanhas acima de 8.000 metros.