Alpinista Maria Khitrikova morre aos 21 anos no Monte Elbrus
da redação: Fonte: Planet Mountain
7 de março de 2012 - 18:30
 
comentários    
 
MULHER MARAVILHA - A talentosa alpinista Maria Khitrikova morreu no monte Elbrus. Foto: Mountain.RU
 

A notícia da jovem (meros 21 anos) alpinista ucraniana Maria Khitrikova cujo corpo foi descoberto neste domingo no Monte Elbrus (5642m) o pico mais alto da Europa, abalou a comunidade do montanhismo mundial. A noticia foi divulgada pela jornalista Anna Piunova.

"Dois grupos de 11 montanhistas ucranianos rumavam para o cume Elbrus no dia 2 de março. Eles foram pegos por más condições meteorológicas em seu caminho para baixo e dois alpinsitas caíram. Maria Khitrikova, que estava guiando um dos grupos, parou e esperou por eles, enquanto o resto da equipe desceu com sucesso. Várias horas mais tarde, Maria foi capaz de telefonar para os serviços de emergência dizendo que eles tinham perdido a trilha. Devido o mal tempo o helicóptero de resgate não pôde ser enviado, porém a equipe de resgate por terra partiu em busca dos alpinistas.

Durante a noite seguinte, a equipe de resgate localizou Roman Kutsiy (a 4200m), um dos dois rapazes que Maria esperou. Ele foi evacuado para o hospital e foi diagnosticado chiado de peito, depois de passar uma noite e um dia deitado em um flanco de neve e também por ter comido neve. Os detalhes são ainda pouco claros, mas de acordo com Roman ele desgarrou do grupo depois de três quedas repetidas, o terreno era de gelo duro e Maria perdeu um de seus crampons. Todos estavam espantados e prontos para o pior.

Seu pai, o famoso alpinista Vladimir Khitrikov, chegou tarde da noite de 3 de março. Durante a tarde seguinte o corpo de Maria foi encontrado a cerca de 4700m a esquerda do Cliffs Pastukhov.

Com apenas 21 anos de idade, Maria Khitrikova era a filha do campeão russo Vladimir Khitrikov. Ela era a grande esperança do montanhismo da Ucrânia, um dos países mais promissores de alpinistas do sexo feminino. Considerada a "mulher maravilha do montanhismo de altitude", ela fez cume no Elbrus com apenas 12 anos, escalou seu primeiro 7000m aos 16 anos e seus primeiros 8000m com apenas 21 anos. Ela venceu a Corrida Elbrus e escalou o Pik Lenin (7134m), Khan Tengri (6995m), Ama Dablam (6812m), Pik Korzhenevskoy (7105) e Gasherbrum II (8068m)."