Alpinistas são encontrados mortos depois de 7 dias na montanha
da redação - Terra
7 de novembro de 2011 - 13:51 - atualizado: 9 de novembro de 2011 - 11:17
 
comentários  
 
O GUIA - O guia Olivier Sourzac foi encontrado morto junto a sua cliente Charlotte Metz na região do Mont Blanc.
Foto: AFP
 


Atualização: 09.11.2011 - 11:17

A busca pelos dois alpinistas desaparecidos no Mont Blanc, o guia Olivier Sourzac e sua cliente Charlotte Metz, terminou tragicamente. Depois de sete dias na Grandes Jorasses, os montanhistas foram encontrados mortos. Os corpos foram identificados entre as rochas a 4.050 metros pela equipe de resgate francesa, que foram alertados pelos colegas italianos.

Os montanhistas foram avistados graças ao casaco vermelho de um deles em uma área entre as pedras no caminho da descida do glaciar Whymper Walker. Um helicóptero sobrevoou o local ,mas como os montanhistas não fizeram nenhum movimento, já temiam o pior.

A morte de Charlotte e Olivier De Metz Sourzac foi confirmado por um médico de Aosta, Andrea Ortu, depois de uma primeira inspecção sobre os corpos. Os corpos foram transportados para o vale de helicóptero.

Sourzac Olivier, 47, francês guia de montanha de Chamonix e sua cliente Demetz Charlotte, alpinista experiente de 44 anos, residente em Fontainebleau, perto de Paris, foram bloqueados na última quinta-feira na Grandes Jorasses, montanhas difíceis na parte norte do italiano do maciço Mont Blanc, a 4.050 metros acima do nível do mar, onde uma tempestade obrigou-os a procurar abrigo em um buraco na neve, enquanto eles estavam descendo do cume oriental.

Na região com a tempestade de neve nesses dias a temperatura caiu para em torno de -10 graus a 4.000 pés, com rajadas de vento de até 45 km / h. Dadas estas circunstâncias a temperatura cai para cerca de -20 graus e à noite pode cair para -30 graus.



Atualização: 08.11.2011 - 16:00
- Hoje fizeram uma nova tentativa de resgate, mas novamente muito vento e pouca visibilidade próximo a montanha fizeram com que a tentativa de resgate por helicóptero fosse abortada. Estão tentando o resgate por terra, o que também é complicado por causa dos riscos de avalanches. Em um dado momento a visibilidade melhorou e essa equipe conseguiu avistar até o topo da montanha, mas não viu sinal dos alpinistas, que poderiam estar em algum bivaque ou tentando sair da montanha por outra via.


Dois alpinistas franceses estão há seis dias presos a 4 mil metros de altitude no Mont Blanc devido às más condições meteorológicas, que impediram o acesso dos serviços de resgate à área, informou a imprensa local nesta segunda-feira.

A expedição da dupla, formada pelo guia Olivier Sourzac, de 47 anos, e uma cliente também francesa de 44 anos, começou na última quarta-feira, quando os dois partiram com o objetivo de chegar ao Linceul, uma montanha na face norte dos Grandes Jorasses.

O jornal Le Parisien relatou que na quinta-feira, após uma primeira noite passada na montanha, o tempo permanecia instável e embora o guia tivesse chamado os serviços de socorro para que os resgatassem, a intervenção não foi possível. Sourzac contou às autoridades locais que haviam ficado presos na cúpula do Mont Blanc, e que para se protegerem foi preciso fazer um buraco na neve.

"A situação é suportável. Não devem de ter cobertores, mas casacos de neve grossos que podem protegê-los. Meu irmão já tinha feito uma escalada difícil nos Alpes com a cliente, ele a conhece bem. Confio em sua lucidez para que sigam adiante, inclusive já começaram a se alongar", disse Bruno Sourzac ao Le Parisien.

A coordenação da operação de resgate, que foi novamente cancelada na manhã desta segunda-feira devido ao mau tempo, está sendo realizada por equipes de socorristas italianos com base em Courmayeur e Aosta, auxiliados pelos especialistas franceses.

O último contato com os dois alpinistas foi feito na sexta-feira, e na ocasião o guia advertiu que seu telefone celular estava ficando sem bateria.

Apesar das tentativas fracassadas de resgate, que ocorreram por terra e ar, segundo o "Le Parisien" a equipe de socorro não tem intenção de desistir e conta com três helicópteros em prontidão, um do lado italiano e outros dois no território francês, para decolar assim que as condições permitirem.

Em fevereiro de 1971, segundo relembrou a imprensa francesa, o alpinista René Desmaison ficou preso durante 15 dias na mesma região ao lado de um companheiro que morreu dias antes que os guias chegassem.

 
 
   
  Clique em COMENTAR ou ADD A COMMENT abaixo e se logue via Facebook, Yahoo, Hotmail ou AOL