HERÓIS DO ALPINISMO   Paul Preuss - O senhor do abismo

da redação,
27 de julho de 2011 - 2:19
 
comentários  
 
PAUL PREUSS - Escalador extraordinário, considerado o pai da escalada livre. Em aberta polêmica com seus contemporâneos, era contrário ao uso de qualquer meio artificial, incluindo corda, que usava somente para ajudar seus companheiros e não para a sua própria segurança. (Foto: Dilvugação)
 

As Dolomitas de Brenta, Cadena Degli Sfulmini, o Campanile Basso (2883m), o extraordinário monólito de dolomita que se alça entre Brenta Alta e o Campanile Alto, constitue uma parte da história do alpinismo a partir de sua primeira ascensão em 18 de agosto de 1899. Uma grande façanha que logo depois foi superada por outras importantes ascenções e pela aparição na cena dolomitica de uma nova geração de escaladores. Doze anos depois, a parede leste do Campanile Basso, considerada impossível por todos, abriu um novo capítulo da história.

 
Nascido em Altausse em Styria, em 19 de agosto de 1886, Paul Preuss estudou primeiro em Viena e mais tarde formou-se em Filosofia em Munique. Ele começou a escalar bem jovem e depois da primeira escalada nas montanhas de Salzkammergut, tornou-se famoso nas paredes calcárias de Kaisergebirge. Então, ele escalou ao longo dos Alpes, as Dolomitas, e no Mont Blanc. Entre seus feitos conhecidos são lembrados a primeira escalada (solo) pela parede ocidental de Totenkirchl a primeira escalada (solo) na parede leste da Basso Campanile, a rota nordeste na parede de Crozzon Brenta, dupla ascensão por quatro vias diferentes em Cinque Dita, travessia solo da Sassolungo, a chamine Preuss e na ponta Grohmann e da fissura Preuss na parede nordeste de Piccolissima di Lavaredo. Em Mont Blanc escalou a primeira torre (Pic Gamba) do cume sul do Noire Aiguille de Peuterey, o cume sul do Innominato, o cume sul do Aiguille Savoie e da crista sudeste da Aiguille de Peuterey Banche. Estima-se que ao longo de sua breve carreira de alpinista, o austríaco executou cerca de 1,2 mil ascensões, dos quais 300 solo e 150 em novas vias. No dia 3 de Outubro de 1913, caiu ao vazio durante uma tentativa solo para atingir o cume norte do Mandkogel no grupo de Dachstein.
 

Era 28 de julho de 1911. Depois de abandonar o refúgio Tosa, próximo a Bocca di Brenta, três escaladores austríacos, Paul Preuss, sua irmã Mina e o amigo, Paul Relly, subiam com agilidade pela via normal de Campanile.

Nascido em 1886 em Altausee, em Stiria, Preuss era um escalador famoso. Seu posicionamento intransigente era bem conhecido nos grupos de alpinistas. "Pauli" praticava a escalda livre e rechaçava o uso de pitons, considerando apenas em uso em emergências, e estava convencido que a corda era um recurso, não um meio indispensável para a escalada. Portanto, sustentava que não bastava "escalar uma montanha com seus próprios meios para conquistá-la, tinha que saber descer também". Superada sem problemas a famosa parede Pooli e a chaminé superior de 40 metros, no meio da manhã, a cordada austríaca chegou ao chamado Stradone Provinciale, uma saliência de rocha descomposta que rodeia o Campanile por três lados e interrompe sua continuidade vertical cem metros abaixo do cume. Havia tempo de fazer uma pausa. Enquanto Mina e Paul Relly almoçavam, Preuss caminhou até a prateleira sem dizer nada. No meio da parede leste, ao lado de uma pequena queda, começou a subir. Corda nos ombros, movimentos fluidos, estilo de costume. A parede vertical necessitava de movimentos muito aberto, precisa e concentração máxima experiência. Pauli deslocou para a direita, para um diedro amarelo, então de volta na rocha cinzenta e decidiu ir a uma borda amarela e no flanco esquerdo para o outra virada. V grau. Ele superou um acidente e então um diedro, voltou para a parede aberta e apontou para outra zona amarela. A pequena saliência levou a uma canaleta da parede, seguido um pouco mais alto e depois para a aresta nordeste. Finalmente, uma fenda negra permitiu-lhe alcançar o cume. Foram 110 metros de parede, duas horas no total, incluindo uma breve pausa durante a escalada para colocar em um buraco na rocha um cartão com seu nome e data.

Aquelas duas horas mudaram a história da escalada dolomitica e suscitaram comentários entusiasmados em todo o mundo do alpinismo. "Embora breve, a via mais impressionante das Dolomitas" disse Angelo Dibona, o guia mais famoso dos Montes Pallidi, nos anos que precederam a Grande Guerra. E Tita Piaz, o amigo-rival, definiria Preuss como "o Senhor do Abismo”. A lenda diz que Pauli queria descer a parede leste em meia hora Ninguém sabe o que realmente sucedeu; no diário do alpinista austríaco não se vê uma palavra sobre a descida. Mas em uma nota final, Preuss explicou que três dias mais tarde ele e Relly completaram o curso inicial de Campanile Basso: Ascensão da parede sul (por Fehrmann, a ascensão ao segundo Stradone Provinciale e depois o caminho normal) e desceram a parede leste. Sem pitons, obviamente.