Espanhol torna-se o primeiro a chegar ao Polo Sul de bicicleta
da redação: Elias Luiz - fonte: Desnivel
18 de janeiro de 2014 - 13:50 - atualizado: 20.01.2014 - 8:11
 
 
 
Juan Menédez Granado durante a sua travessia ao Polo Sul. Foto: Divulgação
 

O aventureiro espanhol Juan Menédez Granados alcançou o Polo Sul hoje, tornando-se assim a primeira pessoa a chegar pedalando ao ponto mais extremo sul da Terra, além de ter feito de forma autossuficiente, o que levou-o a carregar todos seus equipamentos em um trenó, conhecido como “pulka”. É importante ressaltar que alguns trechos foram realizados em esqui, por isso não foi totalmente feito de bicicleta. O americano Daniel Burton, que se encontrava ontem, dia 17, apenas 75 km do Polo Sul, está realmente realizando todo o percurso de bicicleta, mas a diferença é que ele está tendo ajuda externa, pois já teve 3 reabastecimento.

“Nossos estilos são diferentes, Juan em esqui e bicicleta e sem abastecimento, e eu apenas de bicicleta e com três abastecimento."
__disse Daniel Burton

Daniel Burton escreveu em seu blog no último dia 12: “Disseram-me que Juan está tendo problemas de fadiga e que sua comida está acabando, por isso minhas orações de hoje vai para ele. Apesar de nossas expedições serem diferentes, sua expedição é de esqui e bicicleta e sem assistência e nenhum suporte externo, diferente da minha que é apenas de bicicleta, mas já tive três reabastecimentos, mas temos seguido a mesma rota. Normalmente tenho estado um ou dois dias atrás dele, e a maior parte do tempo temos experimentado as mesmas condições do tempo e neve. Juan tem feito um grande trabalho e gostaria de parabenizá-lo".

46 dias para 1.200 quilômetros de travessia
Depois de 46 dias sem parar, Juan Menédez Granados completou o grande feito, realizando 1.200 quilômetros que separam a saída na Base Logística Union Glacier ao Polo Sul geográfico.

Mas não foram fáceis os últimos dias, quando parecia certo que Daniel Burton não iría mais alcançá-lo, Juan Menédez começou a se preocupar com sua comida, pois o que tinha era bem escasso, o que o obrigou a racioná-la.

Na verdade, nos últimos dias teve que se alimentar de chocolate em pó, nozes e frutas secas, pois era o que tinha sobrado, já que sua expedição durou alguns dias a mais do que havia planejado.

Por sua parte, Daniel Burton vai demorar ainda mais três dias para chegar ao seu destino final, e como começou a expedição um dia antes que o espanhol, o americano deve concluir a sua expedição com um total de 50 dias.


Triciclo
A britânica Maria Leijerstam foi a primeira a chegar ao Polo Sul pedalando, mas não de bicicleta e sim de triciclo. Ela alcançou o Pólo Sul no dia 27 de dezembro e percorreu uma distância de 804km em 14 dias, 14 horas e 56 minutos. A distância percorrida pelo Juan Menendez Granados e Daniel Burton foi 1.200 km.