Encontrado os corpos de dois montanhistas no Aconcágua
da redação: Elias Luiz - fonte: escalando
7 de janeiro de 2014 - 9:16
 
 
 
Aconcágua. Foto: Dariusz Gwozdz
 

A busca por dois montanhistas estadosunidenses desaparecidos em 31 de dezembro no Aconcágua, chegou ao fim com a pior notícia. A Direção de Recursos Naturais de Mendoza confirmou que o helicóptero da patrulha de resgate avistou os corpos de Jarod Rueden, 22 anos e Francis Keenan, de 28, na região do Glaciar dos Polacos.

No último domingo os corpos foram avistados e na segunda-feira começaram os trabalhos para verificar como os corpos seriam levados para baixo. Acredita-se que os montanhistas haviam realizado um rapel para tentar chegar ao um acampamento mais abaixo. Mas terminaram em uma região de rochas quebradiças, de onde tiveram uma queda de 20 metros.

Daniel Gomez, diretor do Departamento de Recursos Naturais, afirma que “os corpos estão a 6.400 metros de altitude, em uma canaleta de 20 metros de profundidade, por isso presume-se que a queda causou a morte de ambos”. Os montanhistas haviam tentado chegar ao cume durante a tarde, em um horário inapropriado segundo os guarda-parques, todo o resto é especulação.