Snowboard entre as árvores
da redação, Thiago Bahia
15 de março de 2012 - 7:50
 
comentários    
 
 

A estação de esquí chamada Ski Apache fica localizada nos arredores da cidade de Ruidoso no estado americano do Novo Mexico. O nome Apache é por que fica nas terras da famosa tribo indígena de nome Apache, cujo o mais conhecido membro era o temido chefe Gerônimo. Os Apaches são responsáveis pelo funcionamento do lugar e a renda gerada a eles pertence.

Por ser umas das estações geográficamente mais ao sul dos EUA, a temporada de esquí por lá é de curta duração e eles não tem a fama de outras regiões como Aspen ou Lake Tahoe. Porém, Ski Apache fica no meio das montanhas rochosas, a uma altitude de quase 4 mil metros. Isso significa que apesar da temporada ser curta, a neve, quando cai por lá, é de uma qualidade excelente que não deixa nada a desejar às outras estações mais chiques acima mencionadas.

Eu tive o prazer de visitar Ski Apache neste mês de março e pude concluir que o lugar é mesmo uma jóia rára pouco conhecida. Não havia filas para pegar a cadeirinha do "lift" e esta me custou a metade do preço do que sairia em Aspen ou Lake Tahoe.

 
Snowboard entre as árvores
   

O vídeo que segue é um pequeno resumo da experiência de esquiar em Ski Apache. Dessa vez, resolví esquiar por entre as árvores já que isso adiciona um gráu de desafio bem interessante ao esporte. Além do mais, a neve entre as árvores sempre é mais fofinha já que que os tratores que compactam as trilhas não conseguem manobrar entre elas. É possivel esquiar o dia inteiro nesses "bosques" e não ver sequer nenhum outro ser humano, não ouvir nenhuma voz. É como se você tivesse a montanha inteirinha a seu dispor. A outra coisa interessante de se esquiar alí é que como a neve é bem fofinha, não há ruído produzido pela sua prancha. Ou seja você vem descendo a montanha em velocidade porém em silêncio total. O que lhe possibilita chegar bem perto da vida animal do lugar por muitas vezes os supreendendo já que eles não podem lhe escutar quando você se aproxima. Por vezes me deparei com lebres, que nessa época do ano mudam de cor e ficam tão brancas como a neve. E também com corujas brancas, que passam o dia tentando pegar as ligeiras lebres. Os cervos também estão por alí e vira e mexe você também os encontra. Já os ursos, super ativos em qualquer outra estação do ano, no inverno, eles dormem nas suas tocas.

Dessa vez não conseguí filmar nenhum animal, mas vou deixando vocês com um pequeno vídeo resumo da experiência de esquiar montanha abaixo por entre as árvores. Vale ressaltar que é preciso muita experiência no snowboard pra fazer isso com segurança. Acredite em mim quando afirmo que bater de cara com uma árvore não é nada agradável. Por isso recomendo muita atenção e acima de tudo o uso do capacete. Tenha também ao alcance um meio de comunicação como um rádio ou celular para casos de emergências.

Um grande abraço a todos e até a próxima aventura.
Thiago