O melhor de 2011
da redação, Thiago Bahia
26 de janeiro de 2012 - 15:58
 
comentários    
 
 

Mais um ano termina e como de costume amigos e familiares me pedem para fazer um vídeo "retrospectivo" das aventuras de 2011. Logo, buscando no meu arquivo todas as imagens que fiz neste ano passado, conseguí montar um videozinho ao qual dei o nome de, nada original, "O melhor de 2011".

No idioma inglês há um ditado "In hindsight everything looks 20/20" que grossamente significa que ao olharmos o nosso passado, só lembramos das coisas boas, só temos memórias daquilo de positivo que nos marcou. Por exemplo quando participamos de uma aventura que talvez não tenha ocorrido exatamente como planejamos ou talvez até tenhamos passado momentos terríveis como um acidente ou perda de equipamento etc..Ao relembrar desta aventura no futuro, vamos sempre examinar com olhos positivos, saudosos, e até mesmo em um tom jocoso. Mesmo os momentos difíceis que passamos outrora, as chamadas 'frías', hôje têm um ar positivo. Virou estória pra contar à beira da fogueira, dando gargalhadas.

Ao analisar este ano que passou, acredito sim, que este foi de fato um ano maravilhoso, cheio de pequenas conquistas e repleto de muitas alegrias. Um ano de muitos 'altos' e alguns 'baixos'. Um ano em que tive vários 'primeiros'. A primeira vez que fui demitido (Putz!) Mas também a primeira vez que me tornei pai (Vivaaa!). Um ano em que apesar de todos os empecilhos que o cotidiano nos prega, apesar de todas as chances que tive para dar desculpas baratas, conseguí de um jeito ou de outro, ir atrás daquilo que me faz feliz. Ao final de contas, o segredo da felicidade está, ao meu ver, não em grandes realizações ou aquisições de caros bens materiais e sim no acúmulo de todos aqueles pequenos momentos de alegrias que temos como por exemplo: -Um belo por do sol assistido de uma praia nunca antes visitada; -A música favorita que toca no rádio a caminho (ao na volta) de uma aventura;-Poder surfar a onda perfeita num dia em que você nem ao menos esperava ir a praia; -Dar de cara com golfinhos brincalhões; - Presenciar pela primeira vez a gargalhada de um filho ou ver nele a expressão de curiosidade ao tocar o mar pela primeira vez etc...

Em 2011 percebi ainda mais a importância de ter velhos amigos, de fazer o esforço necessário para ir visitar alguém querido, onde quer que este(a) esteja. O real significado da palavra família.
Em 2011 constatei mais uma vez o valor dos momentos solitários entre a natureza. Aqueles momentos de comunhão e cumplicidade entre o nosso ser e o mundo natural. A introspectividade tem um papel fundamental nesta equação da felicidade. Para se ter uma mente sã e feliz é preciso antes de tudo o auto-conhecimento.

Acredito que o meu vídeo 'O melhor de 2011' consegue captar a essência de tudo aquilo que me fez feliz neste ano passado. Este é não apenas um resumo das aventuras e sim uma coletânea dos pequenos e breves momentos de felicidade que juntos, fazem a vida valer a pena. Espero que ao fim de 2012 eu possa fazer um vídeo ainda melhor que este. Pois se os antigos Maias estiverem correctos em suas previsões, este será o ano em que seremos forçados a olhar pra trás e nos perguntar "Será que valeu a pena?" Eu já tenho a minha resposta a essa pergunta. Você já tem a sua?

Desejo que esta seja a nossa resolução conjunta de ano-novo. Que possamos, neste 2012, cada vez mais saber aproveitar esses pequenos e breves momentos de felicidade. Nada de diétas milagrosas, promessas de largar aquele vício maldito ou sonhos de ganhar na mega sena. Que neste ano novo consigamos acumular o máximo dessas 'frações de alegria'. Pois em fim, é a soma destas que nos traz mais próximos da felicidade plena.

Um maravilhoso 2012 à todos.

Thiago Bahia