A Noite Estrelada
da redação, Texto: Elias Luiz
7 de junho de 2012 - 5:00
 
comentários  
 
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    05.06.2012 - O Trânsito de Vênus. Foto: Elias Luiz
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    23.01.2007 - Cometa McNaught. O cometa mais brilhane dos últimos 40 anos." Foto: Elias Luiz
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    23.01.2007 - O Cometa McNaught em duas imagens fantásticas. Em infravermelho dá para ver a sua cauda perfeitamente." Foto: Elias Luiz
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    03.03.2007 - Eclipse da Lua." Foto: Elias Luiz
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    07.06.2006 - A Noite Estrelada na Laguna Colorada, na Bolívia, a 4.600m." Foto: Elias Luiz
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    13.10.2010 - A Noite Estrelada em Gorak Shep, Nepal, a 5.164m. Em primeiro plano o Kala Patthar (5545m) e ao fundo o Pumori (7161m)." Foto: Elias Luiz
  • Expedição Miramundos Estrada Real
    A Noite Estrelada de Vincent van Gogh" Arte: Van Gogh
1 7

05.06.2012 - O Trânsito de Vênus. Foto: NASA

todas as imagens
 

Muitas pessoas tiveram o privilégio de assistir no Extremos a transmissão ao vivo da NASA do Trânsito de Vênus. Quem viu se maravilhou com o fenômeno da natureza que só voltará a se repetir em 2117. Para muitos foi uma das poucas vezes que a internet propiciou um momento tão interessante e produtivo - adorei ler os recados no mural. Mas como sempre, é impossível agradar a todos e teve uma pessoa perguntando no chat, o que tinha a ver o Trânsito de Vênus com o Extremos e se o Extremos iria fazer uma expedição em Vênus?

Vou encurtar a parte em que sempre gostava de acompanhar um de meus 6 irmãos, que é apaixonado por astronomia e desde a adolescência observávamos juntos esses fenômenos da natureza, como o Cometa Halley em 1985, os inúmeros eclipses do sol e da lua, as diversas chuvas de meteoro e o Cometa McNaught em 2007 que foi um espetáculo a parte.

A maioria dos aventureiros quando estão nas montanhas, na praia ou qualquer outro lugar, adoram fotografar o por do sol e o crepúsculo. Lindas imagens da natureza que encantam a todos, o céu avermelhado, só com a pontinha do sol e uma pequena estrelinha solitária aparecendo uns 45º acima do horizonte, ou então uma das imagens que acho até mais bonitas que o por do sol é o crepúsculo, onde o sol acabou de desaparecer no horizonte, mas ainda deixa uma mancha alaranjada que em um degradê que vai passando para o azul, o roxo, até chegar ao negro total, e lá está ela, entre muitas é estrela mais iluminada de todas a uns 30º do horizonte.

Na verdade você está fotografando exatamente os dois astros desta semana. Aquela estrela, não é estrela, mais sim, o Planeta Vênus, ainda um pouco distante do sol. Essa semana tivemos o privilégio de ver ambos frente a frente. A deusa do amor e da beleza, como Vênus é chamada, desfilou perante o nosso astro Rei, o Sol.

Se você gosta das montanhas ou gosta de acampar, saiba que você está em um dos melhores ambientes para ver as belezas do céu noturno. Sugiro que procure estudar um pouco de astronomia, não é nada complicado e você descobrirá o quanto não enxergava ou não entendia o que estava vendo em suas noites ao sereno. Tenha certeza, elas se tornarão mais interessantes.

Com um pouco de pesquisa você poderá ver a olho nú a Estação Espacial Internacional, poderá ver também inúmeros satélites artificiais que rondam a Terra e que em diversas horas da noite é possível saber exatamente em que posição do céu ele irá aparecer, o seu trajeto e também em que ponto irá sumir. Poderá contemplar as chuvas de meteoros, chegando a ver até 30 meteoros no espaço de 60 minutos. Poderá ter o prazer de ver um cometa ao vivo. Poderá ver Mercúrio, Marte, Vênus, Jupiter, Saturno e até Urano. Tudo o que eu disse até agora é a olho nú, então é bem fácil e prático de você poder observar em suas viagens de aventura.

Existe um espetáculo no céu todas as noites, há muitos anos atrás Vincent van Gogh eternizou isso em seu quadro "A Noite Estrelada" uma das obras de arte mais importante do século XIX.

Mas basta apenas você olhar e apreciar essa beleza da natureza, e se isso acontecer em meio a uma viagem de aventura, tenha certeza que será ainda mais gratificante e voltará para casa com belas fotos e boas histórias para contar.

Namastê.