Loja que inspirou 'Um lugar chamado Notting Hill' fechará após 32 anos
da redação, Elias Luiz
25 de agosto de 2011 - 16:53
 
comentários  
 
INSPIRAÇÃO - A livraria The Travel Bookshop serviu de inspiração para o filme Um Lugar Chamado Notting Hill, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant.
 

 
USHUAIA - Boutique del Libro
   
 
KATHMANDU - Pilgrims
   
 
MADRI - Desnivel
   
Ontem recebi a seguinte notícia:
"A livraria que inspirou o popular filme - Um lugar chamado Notting Hill - fechará após 32 anos, apesar de ter se transformado em uma grande atração turística da capital britânica. The Travel Bookshop, localizada no pitoresco bairro de Notting Hill, deixará - dentro de duas semanas - de vender biografias de exploradores e livros de viagens. O estabelecimento decidiu fechar as portas porque o filho do proprietário, que há 25 anos reside na França, não quis dar continuidade ao negócio."

Assisti o filme, mas nunca tinha me dado conta que era uma livraria voltada ao mundo da aventura, pura distração. É uma pena essa notícia, pois as atuais grandes redes de livrarias resumem a parte de aventura, exploração e guias de viagem a apenas uma prateleira.

Pra quem já entrou em uma livraria semelhante, deve imaginar do que estou falando, uma livraria inteira, com livros, cartãos postais, pôsteres, guias, filmes, pins e muito mais sobre o tema. A primeira livraria deste gênero que conheci foi em Ushuaia, a Boutique del Libro, livraria que até o Amyr Klink relaciona em seu livro como uma de suas favoritas. Recentemente conheci a Pilgrims, em Kathmandu, maior e mais completa, com tantas variedades que ficamos com dificuldade de escolher o que levar.

Sei que na Espanha, em Madri, tem a Desnivel, mas ainda não conheço e pelo visto se a notícia acima não for uma jogada de marketing, ficarei sem conhecer a livraria de Notting Hill.

O que achou da notícia? Você conhece alguma livraria nesse estilo que não relacionei no texto? Deixe seu comentário.