Cleo chegou ao cume do Makalu

da redação, Cleo Weidlich
24 de outubro de 2012 - 18:49
 
comentários  
 
Clique na imagem para ampliar. Este é um infográfico desenvolvido pela equipe do Extremos.
 
Tema da conquista

Clique para ouvir

 

A brasileira Cleo Weidlich nos informou que há dois dias está em uma clínica em Kathmandu, onde ela e sua equipe de sherpas chegaram após um resgate de helicóptero do monte Makalu, a 5ª maior montanha da terra com 8.463m.

O Pemba Sherpa é quem merece mais cuidados no momento, pois a equipe ficou presa durante 7 dias acima dos 8.000m e então conseguiram descer para 7.400m, onde tiveram que esperar mais um dia e somente depois conseguiram chegar ao ABC (acampamento base avançado), de onde foram resgatados.

Cleo está sendo tratada na Ciwec Clinic, devido aos sintomas de mal de altitude, congelamentos nos dedos dos pés, mãos, braço e rosto.

Ela ainda informou que somente ontem mais 4 alpinistas deram entrada na clínica com os sintomas parecidos. Disse que há um jet stream acima do Everest, Lhotse e Makalu trazendo ventos fortíssimos e o vento traz o fator climático para baixo. A velocidade do vento no Makalu chegou a 150km/h, deixando a sensação térmica entre -50ºC e -68ºC.

Cleo chegou ao cume do Makalu sem o uso de oxigênio suplementar no dia 21 de outubro, às 15h, juntamente com o Pemba Sherpa.

Cleo Weidlich agora soma 8 conquistas em montanhas acima de 8.000m, número maior que qualquer outro brasileiro.

Atualizado - 30 de outubro de 2012 - 16:00
Alô seguidores do Extremos.com.br, muito obrigada pelo apoio através dos votos de melhoras e recuperação. Recebí o resultado do meu CAT-Scan hoje e tudo OK, não há nenhum resíduo de endema cerebral. Os nervos dos meus dedos vão melhorando a cada dia, estou fazendo os exercícios que o neurologista me prescreveu várias vezes ao dia. Espero em breve descrever esta grande jornada e o que significou pra mim ultrapassar meus próprios limites nessa gigantesca montanha, tanto mentalmente como fisiologicamente. Até então um grande abraço à todos.
Cleo Weidlich.