Acompanhe o andamento da Semana Brasileira de Montanhismo
da redação, Texto: Beto Joly
28 de abril de 2012 - 9:15
 
comentários    
 
Jim Donini e sua esposa Angela na SBM - Foto: Divulgação
 
 
Cartaz de chamada para últimos dias de inscrições para a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo  
   

Está acontecendo desde o dia 23 de abril e vai até o dia 1º de maio, no bairro da Urca, Rio de Janeiro, a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, um evento de magnitude nunca antes ocorrido no Brasil.

O objetivo principal do evento é unificar esforços para discutir o uso sustentável do ambiente de montanha, honrar o compromisso com a ética de montanha, a proteção do meio ambiente e a organização do futuro do montanhismo e da escalada no país, contando com a participação de cientistas, preservacionistas, gestores de unidades de conservação, atletas e usuários de ambiente de montanha.

Aconteceu esta semana, entre segunda e quarta-feira (23-25/4), o "Curso de Acesso e Conservação para Ativistas" com representantes do Brasil, América Latina e dos Estados Unidos. O curso é voltado para pessoas que já trabalham em alguma organização ou entidade. O objetivo é desenvolver habilidades, identificar estratégias eficientes de negociação, estruturar programas educacionais, criar um manual de conservação em áreas públicas e privadas, formular estratégias políticas e apontar os subsídios necessários para formar uma Organização Local de Acesso. Houve um forte intercâmbio de informações e troca de experiências entre os participantes como forma de atingir esse objetivo de forma mais eficaz.

Desde terça até sexta-feira (24-27/4) acontece o "2º Encontro de Parques de Montanha" que está dividido em duas partes, o "Encontro Científico sobre Uso e Conservação de Montanhas" e "Uso Público em Unidades de Conservação de Montanhas". Várias teses e estudos de pesquisadores e cientistas de diversos estados brasileiros estão na programação. O evento conta com várias apresentações de teses e estudos de pesquisadores e cientistas de diversos estados brasileiros, além de debates e exibição de pôsteres. Está sendo fundamental para a troca experiências e atualização de processos de gestão que relacionem Unidades de Conservação e montanhismo. Uma oportunidade para sedimentar antigos conceitos e absorver novos. Representa um ótimo momento para discutir questões vitais para montanhistas e gestores como as relacionadas ao acesso e conservação, aspectos de segurança do esporte e, eventuais, responsabilidades por acidentes.

Dentre algumas personalidades convidadas para o "2º Encontro de Parques de Montanha", estiveram presentes, André Ilha - Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas - INEA, Delson de Queiroz - Presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro - FEMERJ, Pedro da Cunha Menezes - ICMBio, Brady Robison - ACCESS Fund, Esteban Degregori - Acesso Argentino.

Na sexta-feira (27/4) será realizada a abertura do "2º Congresso Brasileiro de Montanhismo", um espaço que reunirá os montanhistas e pessoas interessadas em ambientes de montanha, para discutir os principais temas estratégicos que impactam na prática do montanhismo e na visitação de áreas de naturais em montanha e ao mesmo tempo possibilitar a troca de experiências.

Esta primeira noite do Congresso, contará com a participação de Silvério Nery - Presidente da CBME Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Sérgio Simões - Comandante Geral do CBMERJ, Carlos Minc - Secretário Estadual de Ambiente, e palestra com o escalador norte-americano Jim Donini, com tradução simultânea.

De sábado até segunda-feira (28-30/4) o Congresso terá apresentação de trabalhos, mesas redondas de discussão e ciclo de palestras. Serão dois eixos principais, cada um com temas e subtemas, "Gestão do Montanhismo", e "Montanhismo e Escalada".

Em Gestão do Montanhismo, serão abordados temas como montanhismo e meio ambiente, manejo em áreas de montanha, projetos de conservação, organização do montanhismo no mundo e no Brasil, questões relacionadas a acesso às montanhas, pesquisas científicas sobre ambientes de montanhas no Brasil e políticas públicas e o montanhismo em Unidades de Conservação. No domingo (29/4) haverá a mesa redonda Acesso Brasil - Estudos de Caso e Estratégias, com moderação de Kika Bradford, Diretora do Acesso PanAm, Coordenadora do Acesso às Montanhas, e vice-presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro - FEMERJ.

No eixo Montanhismo e Escalada, serão discutidos e apresentados temas técnicos e descritivos das atividades propriamente ditas, como: escalada de competição, qualificação e certificação de guias de montanha amadores e profissionais, graduação de vias de escalada, equipamentos, situações de emergência e resgate.

A partir de sábado também terão início uma série de atividades abertas ao público na Praça General Tibúrcio na Urca, como:

- Exposição - "História do Montanhismo Brasileiro" que será constituída por fotos, depoimentos, materiais e equipamentos de montanhismo e escalada.

- Muro de escalada, Stand Cultural com venda de livros, camisetas e artigos ligados ao montanhismo.

- Lançamento do "Guia de Escaladas e Mapa de Trilhas da Floresta da Tijuca", de autoria de Delson de Queiroz e Flavio Daflon, que conta com 320 páginas e inclui dicas para escalar em 29 locais, centenas de croquis detalhados, com dicas dos equipamentos necessários e a dificuldade de cada rota, mapas das trilhas de acesso e muitas fotos. São quase 340 vias de escalada. O guia traz ainda a história e a geologia do local.

- Campeonato Brasileiro de Escalada - Etapa Boulder, que será realizada nos dias 28 e 29 de abril, e corresponde à etapa Fluminense do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva de Competição na modalidade de Boulder, que se caracteriza por vias curtas, com alto grau de dificuldade na execução de movimentos de escalada. São esperados atletas de todo o Brasil.

- Cine Montanha na Praça, que durante três noites trará as melhores produções nacionais dos mais de 10 anos da Mostra Internacional de Filmes de Montanha.

Na Terça-feira (1/5), será celebrada a 25ª edição da Abertura de Temporada de Montanhismo. A ATM é um evento de um dia promovido anualmente pela Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), para promover o encontro dos clubes do Estado do Rio de Janeiro e divulgar o montanhismo seguro e consciente.

 

Para saber mais, acesse o site: www.semanademontanhismo.com.br


Atenciosamente
Beto Joly
Assessoria de Imprensa - SBM