Fivelas clássicas a beira da extinção!
Texto: Alê Silva
14 de março de 2014 - 16:30
 
 
 
O que você prefere, a fivela Moderna ou a Clássica? Foto: Divulgação
 

Já faz um bom tempo que eu tenho notado a mudança gradual das fivelas das cadeirinhas de escalada.

Não me lembro exatamente quando, mas talvez uns 10 anos atrás saíram as primeiras PETZL com aquelas fivelas de ajuste rápido. De lá pra cá praticamente todas as marcas adotaram o sistema.

Até aí tudo bem, afinal gosto é gosto e sem dúvida a facilidade das fivelas de ajuste rápido têm seus benefícios, e parece ter agradado a maioria dos escaladores.

No entanto, o que me incomoda, é que hoje praticamente todas as marcas já não oferecem mais as antigas e tradicionais fivelas clássicas, e é aí que a coisa pega, pois ainda existem os “velhos chatos” como eu, que não gostam dessas coisas modernas e preferem manter a tradição das fivelas.

Não sei dizer exatamente porquê prefiro as fivelas clássicas, sei que aprendi assim. Li livros de escalada e montanhismo que sempre alertavam para “voltar a fita”, o chamado DOUBLE BUCKLE; onde tínhamos que fazer uma segunda passada da fita pela fivela para tapar um sinal colorido de perigo ou a palavra “DANGER” impressa.

Pra mim as fivelas clássicas prendem melhor, você abre completamente a cadeirinha com mais facilidade. Não digo soltar um pouco (aumentar), me refiro a abrir totalmente mesmo, para vestir sem ter que passar as pernas pelos loops, ou então vestir o cinto principal da cadeirinha por cima de um monte de roupas quando na montanha.

Digo até que acho mais legal ter que prestar a atenção necessária para afivelar corretamente, preocupar-se em checar seu parceiro. Afinal não é esse o espírito?

Pois é, mas pelo visto não são muitos que pensam como eu... Sempre fã incondicional das cadeirinhas Black Diamond, estava pensando em trocar minha antiga Momentum por uma nova, até descobrir que não fazem mais o modelo com fivelas clássicas. Então é só procurar outro modelo não é mesmo?

Ledo engano... Salvo alguns modelos específicas para montanhismo e bigwall, que pesam mais de 600g, hoje não se encontra mais uma cadeirinha “all classic”, ou seja, com fivelas tradicionais na cintura e pernas.

Bom, mas e agora; trocar de marca, procurar outros modelos, continuar com a minha velhinha por mais uns bons anos, ou simplesmente me render à modernidade?

E você, qual fivela te agrada mais?



Boas escaladas,

Alê Silva
www.casadepedra.com.br