Dry Tooling
Texto: Alê Silva
26 de novembro de 2013 - 14:00
 
 
 
O lançamento da modalidade Dry Tooling de escalada na Casa de Pedra. Foto: Alê Silva
 

Ginásio de Escalada Casa de Pedra em São Paulo disponibiliza o DRY-TOOLING para seus alunos.

Dry Tooling
Uso de piquetas e crampons (Tooling) para escalada, onde não há presença de gelo (Dry).

A evolução do "dry tooling" moderno começou na década de 90 com o alpinista britânico Stevie Haston na Itália, assim como Jeff Lowe no Canadá e Estados Unidos. Vias mistas de Gelo e Rocha como: "Welcome to The Machine" e "Octopussy" M8, marcaram a elevação do grau de dificuldade destas vias.

Inicialmente o "dry tooling" era usado para começar vias onde o gelo não tocava o chão. Nas vias mistas o "dry tooling" também é usado para superar trechos onde não há presença de gelo; desta forma, munidos de piquetas e crampons, o escalador utiliza destas ferramentas para progredir em terreno rochoso.

Indoor Dry Tooling
Escalada em ambiente artificial (Indoor) utilizando as ferramentas (Tools) da escalada em gelo.

Escalar as paredes de uma academia utilizando piquetas para escalada em gelo já vem sendo praticado há muitos anos como forma de criar, manter ou aprimorar as técnicas e resistência física específicas para esta modalidade. No entanto a utilização destes instrumentos cortantes e pontiagudos, sempre foram um entrave, pois além de machucar o próprio usuário, estragam a parede e agarras inviabilizando esta prática no ambiente indoor.

Apaixonado pela escalada em todas suas formas, desde a inauguração da Casa de Pedra em 1998, sempre busquei uma alternativa para que pudéssemos treinar a modalidade.

Algumas academias na Europa e Japão possuem verdadeiras câmaras frigoríficas verticais com paredes de gelo real, mas obviamente sem a menor condição de tornar-se viável em terras brasileiras.

Visitando então a feira Outdoor Retailler por volta de 2004 presenciei o lançamento de placas de uma espécie de espuma de poliuretano com uma densidade específica que podia-se cravar as piquetas e crampons e evoluir pela parede. Cheguei na época a escalar numa parede de testes na feira, mas o alto custo das placas, novamente inviabilizou qualquer tentativa de criar aqui no Brasil uma parede para a modalidade.

Até que este ano, vagando pela internet, encontrei a Furnace Industries, uma empresa americana sediada em Nova Iorque que recentemente colocou no mercado o moderno "Dry Ice" tools.

Desta forma entrei em contato com o fabricante e aproveitando uma viagem que realizei para Nova Iorque, trouxe recentemente 3 pares para testes na Casa de Pedra.

O "Dry Ice" funciona basicamente como uma piqueta de escalada em gelo, porém no lugar da ponta metálica, possui uma alça de borracha dura que "abraça" as agarras da parede. A movimentação e a mecânica da escalada é muito similar à da escalada mista ou gelo, porém sem os riscos de se machucar com as pontas metálicas das piquetas, de furar a parede ou derrubar as piquetas sobre outros escaladores.

Quais são as vantagens do "Dry Tooling"?

Com o "dry tooling" você poderá aprimorar sua técnica e resistência para a prática da escalada em gelo ou mista. A modalidade também visa o fortalecimento da "pegada" nas "piquetas", bem como aumento da resistência e potência dos membros superiores em travamentos e puxadas longas típicas da escalada em gelo.

Quem pode praticar o "Dry Tooling"?

Independente de você já ter ou não escalado em gelo, qualquer um pode praticar o "dry tooling" para aprimorar sua técnica e resistência, ou apenas experimentar essa nova sensação de escalar de uma forma diferente e igualmente divertida.

O lançamento oficial do DRY TOOLING na Casa de Pedra foi feito nesta última segunda feira 25/11 com a presença de alunos e convidados que tiveram a oportunidade de experimentar as piquetas DRY-ICE.

“Subir com o Dry-Ice é um treino muito mais forte do que usar piqueta no gelo, pois a força fica concentrada nos braços (no gelo você tem a ajuda dos crampons fincados, para equilibrar). Eu não consegui chegar no final de uma via, pegando em todas as agarras! Nunca tinha ficado tão tijolada. Acho que o pessoal vai viciar quando descobrir a potência desse treino!”
__ Marilin Novak



"A primeira impressão que você tem é que vai ser fácil mas logo nos primeiros movimentos você descobre que vai tijolar mais do que escalando, e que o posicionamento do corpo e pés também tem que ser ajustado ao equipamento."
__ Marco Nalon


“Num primeiro momento, temos a impressão que a escalada será simples, apenas laçando as agarras de qualquer jeito; porém a escalada mostrou-se extremamente técnica, exigindo bastante posicionamento corporal e diversas trocas de mãos nas piquetas, fazendo a escalada um grande jogo de estratégia.”
__ Alê Silva


“Fui só para dar uma olhada e acabei experimentando... De tênis mesmo. Foi super divertido! Ultra tijolante e, ao mesmo tempo, delicado, exigente em equilíbrio e atenção. Adorei!"
__ Rosita Belinky


Os piolets “Dry Ice” estarão disponíveis na Casa de Pedra a partir do dia 2 de dezembro de 2013.

Boas escaladas,

Alê Silva.