NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Dia Internacional da Mulher em grande estilo
 
Publicado em 06/03/2010 - 14h39 - da redação
Fonte: Gerusa Palhares
 
 
 
  Invasão feminina de escalada na Urca - Foto: Arquivo pessoal

De uma brincadeira que começou em 2005, quando várias amigas dos clubes CEC e CERJ resolveram escalar juntas para comemorar o Dia Internacional da Mulher , chegamos a este livro rosa, que hoje utilizamos nas invasões que fazemos a cada ano.
 
Por fatos e relatos contados nas escaladas, sabemos que houveram muitas outras invasões no passado, juntando na época as escaladoras e montanhistas em diversos anos diferentes , mas este livro relata um pouco da história acontecida de 2005 pra frente.
 
A invasão de 2005 começou porque a maioria das meninas na ocasião sempre escalava muito mais com grupos de homens do que mulheres , então para comemorar o dia resolveram ir pra parede do Cantagalo , na Lagoa e fazer uma escalada só das meninas . Foram 9 escaladoras que se reuniram e se divertiram depois numa grande confraternização.
  
 
Em 2006, não houve invasão em sinal de luto e dor  pela perda da querida escaladora Paula Souza , que havia participado da invasão de 2005 e veio a falecer num acidente no inicio do ano de 2006.

 
 
Publicidade

Em 2007, devido a quantidade de mulheres que queriam participar ter aumentado muito, resolvemos fazer a invasão no Morro da Babilônia , na Urca pois no Cantagalo já não teria vias suficientes para o numero de participantes . Duas semanas antes do evento , foi resolvido que seria confeccionada uma camiseta para o evento. O evento acabou sendo batizado de “ ti ti ti no babilonia “ e reuniu cerca de 48 mulheres escalando .
 
Como a invasão de 2007 havia sido um sucesso e o número de mulheres prometia aumentar ainda mais no ano de 2008 e uma agitação começou a tomar conta da lista de e-mails Mulheres Na Montanha, lista essa criada em 2007 por uma escaladora, exatamente por conta da invasão do ano anterior. O local escolhido continuou a ser o Morro da Babilônia pela diversidade de vias, graus de exposição e grau geral das vias, podendo assim atender ao gosto de todas as escaladoras.
 
Foram 78 mulheres escalando, variando a idade de 7 a 70 anos e ainda algumas das meninas que não puderam escalar e chegaram na hora da confraternização para todas poderem comemorar a data neste ano .   
 
No ano de 2009 a mulherada já estava em  festa com meses de antecedência , e foi resolvido fazer o primeiro concurso do logo para estampar a camiseta do dia internacional da mulher, o concurso recebeu 17 logos enviados por pessoas de todo o Brasil e contou com trabalhos muito bonitos dificultando o trabalho da comissão que julgava . A comissão foi composta pelas escaladoras , Adriana Mello, Rosane Camargo, Gerusa Palhares, Ana Paula Almeida, Solange Dias, Patricia Rocha e pelo invasor oficial das invasões, o escalador Flavio Carneiro . A vencedora do concurso foi Patrícia Millan de São Paulo. A cor da camiseta escolhida para 2009 foi lilás.
Como mais uma vez o número de mulheres que diziam que iam participar estava aumentando, ao invés da invasão ser restrita ao Morro da Babilonia , o local escolhido foi a Urca inteira, possibilitando desta forma que todas participassem nas vias ou boulders de sua preferencia e na hora do almoço todas se reunissem na praça pra fazer a grande confraternização .
No ano de 2009 foram 122 mulheres a assinar o livro após escalarem e ainda contaram com a presença das meninas que não puderam escalar fazendo o evento um sucesso !

Neste ano de 2010 mais uma vez foi repetido o concurso do logotipo e desta vez, pra conseguir atender a tantos pedidos de camiseta antecipamos o concurso para dezembro, com prazo final em janeiro . A cor da camiseta escolhida foi coral e a marca Três Picos inovou nos modelos, produzindo o modelo batinha, o baby look e a normal . O concurso foi um sucesso também e foram recebidos 22 logos de diferentes lugares do Brasil . O logo vencedor deu o bicampeonato a Patricia Millan de São Paulo que com o apoio da Deuter Brasil, recebeu como prêmio uma mochila.
A invasão foi marcada para Urca, domingo dia 07 de março e começará às 7:00 hora da manhã e depois a esperada confraternização na Praia vermelha, na Urca e esperamos atingir a marca de 150 mulheres escalando no mesmo dia nas diversas vias de lá.


PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.