O dia 15 de fevereiro de 2024 marca o 150º aniversário de nascimento de Ernest Henry Shackleton em Kilkea, Irlanda. Essa data também verá a revelação de uma placa memorial em sua homenagem na Abadia de Westminster, próxima às que homenageiam os colegas exploradores Cook e Drake, e perto do túmulo de seu poeta favorito, Robert Browning. Além de suas titânicas explorações polares, Sir Ernest é especialmente reverenciado por seu estilo único de liderança. As adversidades enfrentadas após a perda do Endurance teriam derrotado a maioria de nós, mas, como ele escreveu:
Se você é um líder, alguém que os outros olham como referência, você tem que continuar seguindo em frente.
Assim que as notícias do impossível resgate de toda a tripulação do Endurance se espalharam, a lenda de Shackleton ganhou força. O otimismo indomável e a inventividade sem limites demonstrados continuam a inspirar gerações de exploradores. Líderes de todas as áreas buscam seu exemplo.


Após um esforço tremendo com uma variedade de doações, mais de £18.000 foram arrecadados para ajudar a financiar o memorial de Sir Ernest Shackleton, que está sendo revelado em um evento privado hoje, dia 15 de fevereiro de 2024, no 150º aniversário de nascimento de Sir Ernest.
A ilustre Abadia de Westminster, tesouro nacional da Grã-Bretanha fundado em 970 d.C. e palco de 40 coroações de monarcas desde 1066, abriga também túmulos e memoriais de figuras icônicas como Elizabeth I, Charles Dickens, William Shakespeare e Sir Isaac Newton. Este local histórico agora acolhe o memorial de Sir Ernest Shackleton, obra do artista Will Davies, que empregou mármore de Carrara para a base e de Kilkenny para o globo, destacando as massas terrestres em mármore de Connemara em homenagem às raízes irlandesas de Shackleton, com exceção da Antártica em branco de Carrara. Com cerca de um metro de altura e cinquenta centímetros de largura, o memorial está prestigiosamente localizado no Claustro Sul, ao lado dos homenageados circunavegadores Sir Francis Drake, Capitão James Cook e Sir Francis Chichester, servindo como inspiração perene às futuras gerações pelo legado de Shackleton em exploração, liderança e coragem.
Você está convidado a fazer sua própria visita pessoal a esta homenagem permanente a Sir Ernest Shackleton, consagrada no Claustro Sul da Abadia de Westminster.
“Para liderança científica, me dê Scott. Para viagens rápidas e eficientes, Amundsen. Mas quando você estiver em uma situação sem esperança, quando parece não haver saída, ajoelhe-se e ore por Shackleton.”
PERGUNTA
Você planeja visitar o memorial de Shackleton em sua próxima viagem a Londres?