Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Casal de hikers e cachorro morrem após ataque de urso pardo
da Redação: Elias Luiz via The Trek
3 de outubro de 2023 - 14:40
 
Urso pardo
 
  Elias Luiz  

Dois hikers e seu cachorro foram mortos em ataque de urso pardo no Parque Nacional Banff, no Canadá. Aproximadamente às 20h de sexta-feira, 29 de setembro, as autoridades do Parks Canada receberam uma mensagem de emergência do Garmin inReach do casal indicando um ataque de urso. O tempo fechado impediu uma resposta de helicóptero, então uma Equipe de Resgate foi deslocada para a região.

Chegando à 1h da manhã, eles encontraram o casal e o cachorro mortos, e também um urso pardo agressivo na área. Para “garantir a segurança pública”, o urso foi sacrificado no local antes que os esforços da Polícia Montada Real Canadense pudessem transportar as vítimas para a cidade de Sundre, AB.

Os caminhantes foram encontrados na área de Red Deer River Valley. Até segunda ordem, um fechamento de área foi implementado nos vales Red Deer e Panther.

Previna-se

À medida que a temporada se aproxima do inverno, os ursos ficam mais ativos, em busca de acumular as reservas necessárias de calorias até a próxima primavera. Além disso, esse encontro trágico ocorreu em um dos parques nacionais mais populares do Canadá, Banff, onde a alta taxa de visitação aumenta potencialmente o encontro com esses animais selvagens.

Embora os encontros com ursos pardos sejam raros nas trilhas mais populares, esses ursos estão presentes na maior parte da Continental Divide Trail (CDT), bem como em toda a Great Divide Trail (GDT) do Canadá, que atravessa o Parque Nacional de Banff durante sua continuação do CDT nas profundezas das Montanhas Rochosas Canadenses.

Entre 2018 e 2019, eu estive cara a cara com 9 ursos, durante a travessia de Great Divide Trail.

No início deste ano, uma pequena seção do CDT foi fechada após um ataque fatal perto do Parque Nacional de Yellowstone.

Os hikers que viajam pelo habitat dos ursos devem estar cientes dos riscos e métodos para minimizar a probabilidade de encontros negativos. Ao viajar no país dos ursos (ursos negros incluídos), que cobre quase toda a AT, PCT, CDT e GDT, considere tomar as seguintes precauções:

• Leve spray bear e esteja preparado para usá-lo imediatamente.
• Viaje em grupos sempre que possível e faça barulho, o que pode ajudar a alertar os ursos para a sua presença.
• Fique longe de carcaças de animais, que muitas vezes atraem ursos.
• Siga as ordens de armazenamento de alimentos imposta pelos Parques.
• Se você encontrar um urso, nunca se aproxime dele. Saia da área quando for seguro fazê-lo.
• Mantenha o lixo, alimentadores de pássaros, ração para animais de estimação e outros atrativos guardados em um prédio seguro. Mantenha o lixo em um prédio seguro até o dia em que for coletado. Recipientes de lixo certificados resistentes a ursos estão disponíveis em muitas áreas.
• Nunca alimente um animal selvagem. Os ursos que se tornam condicionados a alimentos perdem seu comportamento natural e representam ameaças à segurança humana.

 
comentários