No final da última semana, o escalador Felipe Camargo protagonizou um fato histórico para a Escalada da América do Sul: foi o primeiro atleta da região a concluir a via “Gancho Perfecto”, de graduação 9a+, na Espanha.
Essa via existe desde 2008 e apareceu no filme ‘Progression’. Tanto é que o Felipe assistiu esse filme quando era jovem e jamais acreditava poder alcançar tal êxito. O paulista foi a sexta pessoa a escalar o paredão, cuja inclinação é de 45 graus e quase todas as agarras são buracos naturais que só deixam espaços para dois dedos.
Ele havia visto essa montanha no primeiro semestre. Entretanto, como já tinha viagem marcada para o Brasil, decidiu não tentar. Antes de retornar pra Espanha neste segundo semestre, ele machucou o dedão em um campeonato, o que atrapalhou os seus treinos. Mas, como essa via só necessitava de dois dedos, ele fez um treino específico de bi-dedo, em São Paulo, para chegar com mais força.
Quando ele estava para tentar concluir a via, começou a chover e a montanha ficou molhada e mais perigosa. Ele teve de esperar e só conseguiu terminar pois escalou durante um intervalo de chuvas.
Acompanhe Felipe Camargo no Instagram.





