Extremos
 
CICLOVIAGEM PÉS LIVRES
 
A partida
 
texto: Rafael Eustachio
30 de outubro de 2015 - 13:00
 
Partindo!
 
  Diocá na Estrada  

A poucos dias do início da nossa jornada nos sentimos estranhos, deslocados das coisas corriqueiras do dia-a-dia, sentindo que já não fazemos parte integral do mundo que vivemos.

Estamos prestes a entrar em um mundo diferente, onde o que importa é qualquer coisa e não muita coisa, onde o pouco é suficiente, onde o muito é compartilhado para atingir a muitos.

Em breve vamos descobrir o que significa Ubuntu. Em breve vamos aprender que: Eu sou por que nós somos.

Escrevendo esse texto 24 horas antes do embarque fazemos também uma reflexão do que se passou nos últimos 6 meses, data que decidimos enfrentar essa jornada.

Começou com uma mudança de planos, onde inicialmente iríamos para o Nepal e agora desembarcaremos na Tanzânia.

Conhecemos pessoas importantes, na hora certa e no lugar certo, que acreditaram no nosso projeto e nos deram energia adicional.

Dessas pessoas surgiram parcerias importantes, que contribuiram financeiramente, emocionalmente e se engajaram conosco para que o Projeto Pés Livres tomasse forma.

Com nossas idéias a flor da pele decidimos fazer algo que gerasse dinheiro para o projeto, sem depender de financiamento coletivo, ajuda financeira e de patrocínio. Surgiu a venda dos Cookies e Geléias e essa primeira atitude nossa proporcionará uma ação que julgamos importante em uma escola orfanato na Tanzânia, entre nosso trekking ao Kilimanjaro e a viagem de bike. Passaremos um dia inteiro com 280 crianças e proporcionaremos um café da manhã e um almoço para todas totalmente financiado pelos nossos cookies e geléias.

Essa idéia de financiar o projeto cresceu e com o apoio de uma agência de conteúdo criamos a identidade visual do Projeto Pés Livres e criamos mais alguns produtos como camisetas e canecas. Foi assim que formamos o nosso Pés Livres.

Percebemos o quanto conseguimos tocar as pessoas quando falamos do projeto. Nossa emoção e energia empenhados nisso fazem as pessoas pensarem o quanto gostariam de fazer algo semelhante e adiam por não saber por onde começar. E mais que isso, percebemos que as pessoas vêem em nós uma possibilidade de fazer algo diferente e que impacte alguém que precise.

Não achamos ruim isso, muito pelo contrário. Não são todos que estão preparados para ajudar o próximo, e nos incluímos nessa lista. Também não temos certeza se estamos, mas queremos muito e essa vontade nos move contra qualquer obstáculo e distância.

Não temos a intenção de que o Projeto Pés Livres seja visto como a única forma de ajudar a alguém. Na verdade achamos que essa é realmente e fielmente a forma que nós achamos de ajudar, unindo a paixão pelo esporte, pela natureza e pela vida humana. E é isso que queremos de cada um que nos acompanhar, despertar e inspirar para que encontrem dentro de si a sua forma de ajudar.

Com o projeto pronto e idéias novas na cabeça percebemos que estamos modificados e ansiosos para que comece logo a viagem.

Temos a expectativa, também, de atingir o cume dos 5895 metros do Kilimanjaro e de atravessar os 1500 quilômetros de bike na Tanzânia. Mas de verdade, o nosso cume e a nossa travessia interna estão nos sorrisos que queremos arrancar das crianças que cruzarão nosso caminho.

E daí recebemos uma mensagem, de alguém que nem nos conhecia, e só de ouvir nossas idéias, planos e objetivos, se emocionou e escreveu:

"Que seja único. Que seja leve. Que seja transformador.
Pés Livres. Coração aberto. Alma e mente em conexão.
Um novo mundo há de nascer.
Um novo Rafael, uma nova Luana. Uma nova razão de existir"

(Mensagem de Gisele Souza e Daniela Pulgen)

As bagagens estão prontas, as das malas e as do coração.

Rafael Eustachio
Pés Livres

 
comentários - comments