Extremos
 
COLUNISTA RAFAEL DUARTE
 
“Whiteout” e a viagem mental pela aventura de um jornalista
 
texto: Rafael Duarte
8 de junho de 2015 - 14:30
 
 
  Roberta Abdanur  

Documentário brasileiro mergulha no mundo do alpinismo a partir da experiência de uma “pessoa comum” numa aventura extrema no Mont-Blanc, na França.

“Whiteout” (URCA Filmes/Bambalaio Filmes), é um documentário que conta a história da busca de um sonho e descoberta do segredo da montanha. Trata-se de uma viagem pelo interior da mente do jornalista e fotógrafo brasileiro Rafael Duarte (da equipe de expedições Miramundos), durante a primeira grande escalada de sua vida, onde foi tentar entender a relação entre homem e montanha, e o amor pela natureza que está por trás deste tipo de desafio.

O filme (25’) se passa na perigosa temporada de 2013 no Mont-Blanc (4.810m), na França, e revela as questões importantes deste tipo de aventura através de um processo íntimo de descoberta. Alguns elementos desmistificam a imagem que se cria de super-atletas que praticam este esporte, a partir de um ponto de vista de uma pessoa comum que vive intensamente esta experiência num ambiente maravilhoso e hostil, ao mesmo tempo.

Com imagens exuberantes e narrativa poética, o documentário explora algumas lições que este tipo de experiência pode proporcionar a um qualquer ser humano que sonha em viver este tipo de aventura. Mostra que montanhismo não significa ir mais alto, mas ir além.

Com produção executiva de Leonardo Edde (URCA Filmes) e direção de Rafael Duarte (Bambalaio Filmes), o filme foi selecionado para a mostra internacional de cinema Skyway Film Festival, nos Estados Unidos, onde será lançado em junho de 2015. A trilha sonora é assinada por André Moraes e conta com músicas das bandas Little Joy, Panamérica e Baleia.

     
Cena do curta "Whiteout".  
O cartaz oficial do curta Whiteout.
 

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Rafael Duarte

Produção Executiva: Leonardo Edde

Coordenação de Produção: Claudia Vilarinho

Montagem: Thomaz Tarré e Leonardo Edde

Cinematografia: Rafael Duarte

Assistente de Edição: Vitor Moura

Motion Designer: João Daflon

Trilha Sonora: André Moraes

Edição de Som: Francisco Slade

Câmeras Adicionais: Sylvain Milet e François Delas

Espero que gostem!
Rafael Duarte

comentários - comments