Nos dias 29 e 30 de novembro, tive o previlégio de me reunir com amigos e familiares do lendário Carlos Zaith na cidade de Brotas - "A Capital da Aventura", como ele a tornou nacionalmente conhecida, após quase duas décadas de muito trabalho - para homenagear um dos maiores nomes da Aventura nacional.
Iniciativa do GBCAM – Grupo Brasileiro de Canionismo, a homenagem começou no sábado no Brotas Bar, com a mesma exposição que fez parte do seu último trabalho - "A Cultura da Aventura na Capital da Aventura", projeto sociocultural em que o mais renomado Fotógrafo de Aventura do país ministrou um curso de capacitação para formar profissionais para trabalhar com o registro dos aventureiros e turistas que visitam Brotas. Detalhe, todas as fotos expostas, de autoria dos alunos do curso, foram posteriormente compradas pelo bar e parte da verba foi doada para o LECA - Lar Educacional da Criança e Adolescente, que trabalha com crianças carentes na cidade. Apenas mais uma louvável iniciativa do nosso saudoso amigo.
A presença da sua mãe, a carismática Dona Bárbara, do seu irmão Paulo Roberto (o “Paulinho”, da empresa H2Omem), da sua esposa Ariadne Zaith e dos seus filhos Arthur, Gabriela e da pequena Maitê abrilhantaram a confraternização, emocionando a todos os seus amigos e admiradores com histórias inéditas ou muito divertidas. À noite, a homenagem se estendeu no Centro Comunitário do Patrimônio, ao som de muito rock nacional da enérgica banda Veracroc’s e com uma emocionante apresentação com inúmeras imagens do nosso inesquecível Zaith, desde fotos da sua infância, passando por suas maiores aventuras e alguns registros inéditos, até os seus últimos trabalhos.
Para fechar a homenagem com mosquetão de ouro, não poderia faltar uma descida de um dos vários cânions que cortam a aventureira Brotas. Junto com antigos companheiros do mais expressivo pioneiro do Canionismo brasuca, alguns novos anfíbios e os filhos mais velhos do Zaith, realizei uma descida privilegiada do belo Cânion do São Bento, que tem como destaque a Cachoeira do Varjão. Sem dúvida, foi um dia maravilhoso em que todos sentimos de perto a presença do nosso eterno mestre, irmão de corda e grande parceiro de aventuras.
"Corda livre Zaith!"
Apaixonado pela Aventura, Zaith foi fantástico em tudo que fez, artista talentoso, espetacular fotógrafo, grande espeleólogo, precursor do Canionismo brasileiro e um dos maiores responsáveis pela consolidação dos segmentos Aventura e Ecoturismo no Brasil. Saiba mais sobre o ícone Carlos Zaith.
Márcio Bortolusso é montanhista e documentarista de Aventura, Natureza e Cultura Regional (www.photoverde.com.br).
|
|
|