Extremos
 
O EDITOR ELIAS LUIZ
 
Os mais de 10.000 incidentes acionados pelo Garmin inReach
da Redação: Elias Luiz
9 de novembro de 2022 - 15:00
 
Helicóptero de resgate em ação
 
  Elias Luiz  

A maioria de vocês que me acompanham, sabem que em todas as minhas expedições utilizo o SPOT, um equipamento de rastreamento via satélite. Comecei usando o SPOT GEN3 e hoje uso o SPOT X. Nunca precisei acionar o botão de resgate, apesar que várias vezes nas Rocky Mountains imaginei que se as coisas piorassem um pouco mais eu teria que apertar o botão de SOS.

A Garmin é concorrente da SPOT neste tipo de serviço e possui o Garmin inReach®, e recentemente ela disponibilizou o seu banco de dados com mais de 10.000 pedidos de resgates que foram coletados desde 2011. E isso é surpreendente.

Dados de Localização da Chamada

 

Na imagem acima você pode ver de onde foram feitos as chamadas de SOS. Note que nos Estados Unidos os principais chamados foram feitos da PCT, AT, CDT. As três principais trilhas de longa distância do país.

As cordilheiras dos Andes e do Himalaia também concentram um grande número de chamados, provavelmente de montanhista durante suas escaladas. A Nova Zelândia tem um grande número trilhas, dentre a mais famosa a Te Araroa, com seus 3.000 km.

Nota-se que no Brasil há poucas chamadas de SOS, provavelmente porque aqui o equipamento mais utilizado é o SPOT.

Atividades SOS

 

Um total de 39% dos acionamentos de SOS são de aventureiros que estão fazendo um hiking (caminhada) ou mochilão. Curiosamente, o próximo maior número de chamadas de SOS (12%) vem de incidentes de veículos, provando que você não precisa ficar preso em um penhasco rochoso ou perdido no mar para apertar o botão SOS. Muitos dos incidentes de direção envolvem pessoas que simplesmente precisam de ajuda enquanto estão na estrada e fora de área de cobertura do celular. Situações aparentemente normais podem se tornar preocupantes rapidamente, dependendo da localização e se os suprimentos estão acabando ou se as condições climáticas estão piorando.

Motivo do SOS

 

Quase metade (47%) de todos os pedidos de SOS foram devido a lesões ou problemas médicos. “Lesões” inclui coisas como um membro fraturado ou trauma de força contundente. “Problema médico” refere-se a coisas como doença de altitude, problemas gastrointestinais ou problemas cardiovasculares. Essas coisas podem facilmente se tornar fatais em áreas remotas.

Para quem é o SOS

 

Um SOS pode ser acionado para qualquer pessoa: você mesmo, alguém com quem você está viajando, um terceiro ou qualquer combinação destas. O SOS também pode ser usado para relatar outras emergências, como um incêndio ou colisão de veículos. Nesses dados, cerca de um terço das solicitações SOS foram feitas pelo proprietário do dispositivo em seu próprio nome.

Caso você queira saber mais sobre esses aparelhos de rastreamento via satélite, indico uma visita ao site da SPOT ou da própria Garmin.

Segurança nunca é demais!

comentários