Extremos
 
TRAIL RUNNING GO TO TRAIL
 
Ultra Trail du Mont Blanc
ACOMPANHE OS BRASILEIROS NA PROVA MAIS CLÁSSICA DO TRAIL RUNNING
 
 

Fim do UTMB 2016
 
notícias
 

28.08.2016 - 12:50

Resultado do UTMB

Está encerrado o UTMB 2016, confira alguns dos resultados abaixo. Para conferir o resultado geral de todas as provas, acesse este link.

Masculino

1. Ludovic POMMERET (FRA) - 22:00:02
2. Gediminas GRINIUS (LTU) - 22:26:05
3. Tim TOLLEFSON (USA) - 22:30:28

Feminino

1. Caroline CHAVEROT (FRA) - 25:15:40
2. Andrea HUSER (SUI) - 25:22:56
3. Uxue FRAILE AZPEITIA (ESP) - 27:10:22

27.08.2016 - 23:59

Resultado da CCC

Masculino

1. Michel LANNE (FRA) - 12:10:04
2. Ruy UEDA (JPN) - 12:15:20
3. Giuliano CAVALLO (ITA) - 12:19:21

Feminino

1. Mimmi KOTKA (SWE) - 13:42:46
2. Jo MEEK (GRB) - 14:09:34
3. Teresa NIMES PEREZ (ESP) - 14:14:01

25.08.2016 - 11:36

Resultado da OCC

O brasileiro Ernani Souza chegou em 6º lugar na prova da OCC (Orsières-Champex-Chamonix) de 55 km.

1- Xavier Thévenard (FRA) - 05:28:37
2- Rachid El Morabity (TUR) - 05:43:23
3- Thibaut Baronian (FRA) - 05:43:48
4- Ef Segundo Quesada (ESP) - 05:51:40
5- Ivan Camps (ESP) - 05:53:48
6- Ernano Souza (BRA) - 05:54:23

Update #4 da OCC - 13:50 am. Xavier Thévenard (FRA) vence a OCC - Assista em HD
 
comentários - comments
 
 
 

24.08.2016 - 10:30

Largada da TDS

Aconteceu ontem a noite a largada da TDS (Sur les Traces des Ducs de Savoie) em Courmayeur, Itália. A prova terá 119 km. O campineiro Diones Godoi Machado (Tião) está participando desta prova.

Update 2 da TDS - 12:00 am, no horário local - Assista em HD
 

23.08.2016 - 07:40

Fernanda Maciel desiste do UTMB

A atleta brasileira, Fernanda Maciel, anunciou hoje em Chamonix que não irá participar do UTMB 2016. Ela tomou a decisão após ser informada sobre os exames que havia feito no mês passado com os médicos da "Ultra Sport Science". Eles disseram que ela tem ferimentos nos rins causados pelas provas anteriores de trail running. Por isso ela resolveu se poupar e não irá participar do Ultra Trail du Mont Blanc.

22.08.2016 - 23:59

Começou a PTL

A PTL (Petite Trotte à Léon) começou hoje sem a participação de brasileiros. A prova terá 290 km.

19.08.2016 - 15:35

Preview: Ultra Trail Tour du Mont Blanc 2016

  Elias Luiz  

A cidade de Chamonix estará em festa entre os dias 22 e 28 de Agosto com as disputas das provas do circuito UTMB – Ultra Trail Tour Du Mont Blanc! Esta belíssima cidade encravada nos alpes franceses, próxima das fronteiras com Itália e Suiça irá receber os melhores Ultra Trail Runners para a disputada do que é considerada por muitos como a “copa do mundo” das corridas de montanha. Alguns milhares de atletas estarão competindo e milhares de fãs lotarão as ruas de Chamonix para acompanhar o evento.

O UTMB, a prova mais clássica, terá 170 km e aproximadamente 10.000 metros de desnível positivo acumulado. Esta prova terá entre os favoritos os espanhóis Luís Alberto Hernando (Adidas), Tofol Castanyer (Salomon), Miguel Angel Heras (Salomon), Jordi Bes (Compressport) e Pau Bartolo (Buff), os americanos Zach Miller (Nike Trail), Jason Schlarb (Altra), David Laney (Nike Trail) e Tim Tollefson (Nike Trail), o sul africano Ryan Sandes (Salomon) e o Lituânio Gediminas Grinius (Vibram).

Mesmo sabendo que alguns outros nomes podem surpreender, será difícil o título ser conquistado por algum outro atleta não citado acima. Os franceses Xavier Thevenard e François D’haene, os últimos campeões da prova, não estarão presentes nesta prova este ano e sendo assim tudo indica que o título poderá escapar dos franceses, a não ser que Julien Chorier, ou algum outro atleta francês tenha um dia muito inspirado. Este cenário abre-se uma oportunidade para que um atleta que nunca tenha vencido esta prova o faça nesta edição portanto. A disputa será muito forte entre Luis Alberto Hernando e Zach Miller, respectivamente atual vice campeão do UTMB e o atual campeão do CCC. O UTMB é a prova que falta no belíssimo curriculum do espanhol e que vive uma excelente fase, tendo vencido provas muito importantes não somente este ano como o mundial e a Transvulcania, como também provas clássicas nas últimas temporadas. Hernando terá que acelerar bastante pois além de Zach Miller, terá uma verdadeira esquadra americana na disputa. O que pode aliviar “um pouco” para o espanhol é saber que a esquadra espanhola também é muito forte e um pouco mais experiente na prova. Independente de tudo isso, o país norte americano nunca chegou com um “field” tão forte para esta prova. Jason Schlarb (Altra) por exemplo já está na região há algum tempo e vem animado também depois de uma vitória em parceria com Kilian na Hard Rock. A disputa entre os ponteiros será de arrepiar!

Entre os brasileiros, destacamos a presença de Chico Santos, um atleta muito forte em ultramaratonas de montanha e que está tendo um ano de 2016 bastante regular. O UTMB não é uma prova muito técnica, não é um piso que favorece muito ao estilo de um de nossos corredores mais técnicos, mas vemos o atleta se dedicando bastante nos treinos. No Feminino entre as favoritas podemos citar a americana Rory Bosio (TNF), a francesa Caroline Chaverot e as espanhola Núria Picas (Team Buff) e Uxue Fraile. Pela experiência na prova, acredito que talvez a única que consiga fazer frente a Rory, seja mesmo a Núria. Iremos torcer muito para termos um top 5 novamente da Fernanda Maciel (TNF – Compressport Brasil), pois a brasileira é a nossa maior embaixadora na modalidade e merece demais todo o nosso apoio. Avante guerreira!

Chico Santos.   Fernanda Maciel e Rory Bosio.
   

As provas e os principais brasileiros

A OCC (55K) terá a sua largada na cidade Suiça de Orsieres. O TDS (119K), considerada uma das provas mais técnicas e o CCC (101K), terão a largada em Courmayeur, o lado Italiano dos Alpes. A PTL 290K, que é uma prova com um perfil mais expedicionário terão a sua largada e chegada na praça central em Chamonix.

No CCC teremos a participação de Iazaldir Feitoza (Asics – Carioca Runners), fazendo sua estreia na prova. Iaza já conhece muito bem as trilhas da região, por já ter disputado duas vezes no local a prova “Beat the Sun”, um evento muito interessante organizado por seu patrocinador e que anualmente reúne os melhores atletas do mundo apoiados pela marca para uma disputa entre equipes também em volta do Mont Blanc. Iazaldir está vivendo um momento também muito bom, tendo feito excelentes marcas nas provas do circuito X-TERRA que disputou este ano na distância de 50K. Iaza é um atleta muito experiente nos 80K e o percurso de Chamonix favorece bastante seu estilo, assim como a distância de sua prova (101K). A altimetria nesta prova começa a ficar mais pesada e terá 6.100 metros de desnível positivo acumulado.

Na OCC teremos dois representantes que estão bastante focados nesta prova e estão fazendo uma preparação bastante cuidadosa para o evento, falamos de José Virginio de Morais (TNF – JVM Trail Run) e Ernani Souza (Kailash Team LAF). A OCC é uma prova bastante rápida, com um desnível positivo acumulado mais próximo se comparado com as provas já disputadas até o momento no Brasil e aparentemente é onde teremos mais chances de conseguir um resultado mais forte, pois ambos atletas são especialistas em provas de maratona 42K e frequentemente estendem um pouco em algumas competições participando sempre de maneira muito competitiva em provas de 50 K. Teremos neste mesmo evento o Rafael Sodré (NB) que temos certeza, também terá condições de fazer uma prova muito forte e de Décio Ribeiro Júnior (D-RUN - Costa Verde Turismo – Salomon), brasileiro pioneiro no UTMB e que se completar a OCC será o único atleta brasileiro a completar as cinco provas do circuito. A surpresa desta prova será que os brasileiros terão a chance de alinhar e medir forças com Xavier Thevenard, único atleta a vencer até o momento o UTMB, CCC e o TDS. Xavier estará buscando também o título da OCC, uma prova mais curta do que está acostumado, porém estamos curiosos para acompanhar a performance do francês em um prova com 3500 de desnível acumulado em vez dos 10.000 metros, o perfil de prova no qual normalmente está acostumado a se impor, ou seja, as mais longas.

Independente de tudo isso que falamos acima, temos certeza que o Brasil nunca esteve tão forte em provas do circuito UTMB como neste ano. As provas são todas muito imprevisíveis, apesar de teimarmos em fazermos uma análise pré-prova com relativamente as poucas informações que temos. O que sinto é simples: Fiquem atentos, acompanhem os eventos este ano e torçam muito por todos brasileiros que estiverem na prova! Independente dos nomes citados por aqui, nossos principais destaques por suas respectivas trajetórias, teremos muitos outros amigos nas disputas e desejamos que todos se divirtam muito, afinal todos estarão participando da maior confraternização do Trail Running mundial! #WeAreMountainSurfers #NeverGiveUp #MountainSurfers #extremos

Site Oficial

Confiram o site oficial do evento clicando aqui: http://utmbmontblanc.com/en/

o circuito
 

 

 
comentários - comments