Extremos
 
TRAIL RUNNING GO TO TRAIL
 
Best Trail Awards - Os melhores Trail Runners de 2016
A ESCOLHA DA EQUIPE GO TO TRAIL
 
 

Trail Runners
 

12.12.2016 - 10:40

Best Trail Awards 2016

  Elias Luiz  

Independentemente das “premiações” que iremos apresentar mais abaixo gostaríamos de inicialmente parabenizar todos os corredores que pegaram seu par de tênis de trilha, sua mochila e headlamps e se divertiram muito montanha acima ou montanha abaixo ao longo desta temporada!

Tentamos sempre reforçar na GO TO TRAIL a verdadeira essência e estilo de vida de um Trail Runner que é a camaradagem, a amizade, o respeito pela natureza, zelar sempre pela preservação de onde você corre, deixando apenas pegadas e boas vibrações. Temos aqui basicamente uma comunidade que possui total sinergia com todos estes valores, o que é muito positivo para o desenvolvimento da modalidade.

Certamente se você é um verdadeiro “Mountain Surfer”, um “surfista de trilhas” como carinhosamente chamamos na GTT, e lhe perguntarmos quais foram alguns dos seus momentos esportivos mais divertidos em 2016, muito provavelmente irá numerar diversos “causos” que aconteceram naquele treino mais “for fun”, em alguma travessia de montanha que tenha feito ou de sua melhor corrida na temporada! Acertamos?

Na última temporada, em 2015, criamos na GTT uma premiação batizada de “Best Trail Awards”, com o intuito de incentivar os atletas locais que mais se destacaram ao longo da temporada, uma maneira de celebrar o esforço daqueles que realmente conseguiram acelerar um pouco mais, em reconhecer o bom trabalho destas pessoas que mesmo muitas vezes sem contar com os recursos ideais se superam, nos inspiram e nos incentivam a buscar fazer algo melhor amanhã. Está é a lição que devemos tirar do esporte todos os dias e aplicarmos em nossas vidas, seja na esfera esportiva, familiar ou profissional.

Best Trail Runner - Masculino

De um modo geral, ao olharmos para a temporada de 2016 foi possível observarmos muitos pontos positivos como a evolução dos atletas que competem na categoria elite masculina. Este foi um ano onde conseguimos efetivamente resultados mais expressivos em solo Europeu. Tivemos a primeira vitória de um Brasileiro em uma prova do circuito UTMB. Tivemos mais uma vez o mineiro de Conselheiro Lafaiete, Ernani Souza (Kailash Team LAF) vencendo a OCC em sua categoria de idade e trazendo um sexto lugar na classificação geral desta prova que contou com atletas como o Francês Xavier Thevenard, vencedor da prova.


Ernani Souza eleito o vencedor do Best Trail Awards 2016
 

Ernani se preparou com grande afinco para o dia da grande “batalha”, disputou a maioria de suas provas preparatórias com distancias não superiores a uma meia maratona trail, não “queimou cartucho” e mostrou realmente estar em grande forma quando bateu o recorde de Alexandre Manzan no duro e técnico percurso médio da KTR em Campos do Jordão. Desta maneira Ernani recebe novamente o prêmio de “Best Trail Runner” pela GTT após sua exitosa estreia em uma prova de primeiríssimo nível na Europa. É algo que não precisamos explicar muito, mas o raciocínio é simples. O atleta não conhecia a região de Chamonix, não conhecia o percurso e mesmo assim “matou a pau”, indo para cima dos gringos, fechando a prova com um “gap” de apenas 25min46s do maior campeão de provas no circuito UTMB! Ernani chegou a frente de Pau Bartolo, um atleta espanhol de primeiríssimo nível. Um feito conquistado pelo mesmo atleta que em 2015 foi o primeiro atleta sul americano a conquistar o título do El Cruce na categoria elite individual. Estamos falando aqui de uma regularidade impressionante, de uma precisão em competição e foco realmente de impressionar. Parabéns Ernani, andou muito em Chamonix! We salute you!

Um outro resultado muito expressivo conquistado também por outro atleta brasileiro na Europa foi a vitória de Chico Santos (IBS) na Peneda-Gerês Trail Adventure, uma prova multiestágios disputada em Portugal e já bastante tradicional. Chico se destacou por ter vencido quase todas as etapas liderando de ponta a ponta. Parabéns ao atleta que voltou “voando baixo” em 2016 e também venceu as três etapas do circuito KTR que disputou.

Best Trail Runner - Feminino

Entre as mulheres, tivemos um ano mais “tímido” (considerando o calendário local) e com poucas chances de alguma atleta fazer frente a Leticia Saltori (Kailash Team LAF). Manuela Vilaseca mudou para a Espanha, deixou de competir por uma equipe local para ganhar o mundo e segue num processo de adaptação a um novo estilo de vida. Este é um posicionamento muito bem definido da atleta. Sem fazer isso, certamente ela não teria mais como evoluir por aqui. 2017 promete para ela, avante Manu! Outra ausência sentida na temporada foi Tessa Roorda. Neste caso Leticia Saltori fez as honras da casa e correu como uma verdadeira máquina no El Cruce, trazendo o melhor resultado feminino individual de uma atleta brasileira da história, sendo batida apenas pela multicampeã espanhola Oihana Kortazar (Salomon) e chegando a frente das melhores corredoras argentinas que são muito fortes. Uma performance sólida, forte, que credita por si só a atleta a receber o prêmio de melhor atleta feminina da temporada. Para 2017 provavelmente teremos uma pequena baixa, pois a atleta estará menos dedicada as provas de trail running. O objetivo passa a ser a classificação para os próximos jogos olímpicos no Japão, pensando na prova da maratona. Quem acompanha a atleta sabe que ela tem totais condições de batalhar por isso e possivelmente conseguirá incluir algumas provas do calendário trail, ficaremos na torcida.


Leticia Saltori
 

Destacamos também para 2017 o retorno de Rosalia Camargo (The North Face Brasil) as competições. A atleta que ficou um pouco afastada das competições locais devido a maternidade da pequenina Maria, já voltou acelerando muito no segundo semestre deste ano e já mostrou que a rotina de mãe não irá prejudicar, pelo contrário, a Maria está sempre em companhia da Rosalia para cima e para baixo nos treinos a bordo de seu Thule Urban Glide e desenvolvendo uma paixão pela corrida desde muito cedo.

Revelação do ano

Entre as mulheres, também tivemos uma atleta que vem se destacando muito nas provas e que se junta ao grupo das atletas mais rápidas do Brasil. Falamos da atleta Silvia Durigon, de Florianópolis, que venceu de ponta a ponta provas importantes do calendário nacional como a Corupá Extreme Marathon, Indomit de Bombinhas e o Brazil Mountain Festival Governador Celso Ramos. Parabéns Silvia e seja muito bem vinda a elite do Trail Running feminino brasileiro!


Silvia Durigon
 

Revelação do ano

Outro ponto positivo que observamos por aqui foi o surgimento de novos atletas correndo muito bem distancias acima dos 50K. Mantendo esta linha de raciocínio, ou seja, de incentivar novos atletas em ultra trails, concedemos o título de atleta revelação neste ano para Weliton Carius, que venceu a prova dos 100K na Ultra Fiord batendo o até então atual campeão Fernando Nazário. Parabéns Weliton pela temporada e pela vitória em uma prova tão marcante do calendário Sul Americano. Pensando ainda em longas distancias, destacamos também a performance de Carlos Botelho, aluno da JVM que venceu a prova mais longa do Indomit Costa Esmeralda. Destacamos aqui também a evolução e forte temporada de Cesar Henrique Picinin (Go On Outdoor Team) que tem andado muito forte em diversas provas também, tendo evoluído muito da última temporada para esta. Todos estes atletas citados não podem ser mais vistos como “revelações” daqui para frente, devem entrar em 2017 pensando em brigar de igual para igual com Ernani, Chico, Iazaldir, José Virginio, Giliard, Cleverson, Celinho e companhia limitada. Afinal se é para o esporte evoluir queremos todo mundo correndo junto.


Weliton Carius
 

Best Mountain Project

No circuito internacional a mineira Fernanda Maciel arrepiou novamente ao vencer o UTMF (em uma distância menor devido às fortes chuvas) e andou também muito forte em etapas do Ultra Trail World Tour como nas provas de Lavaredo e na Marathon Des Sables, ambas obtendo a terceira colocação e uma excelente quinta colocação no mundial de Skyrunning (Buff Epic Trail). Fernanda é uma das melhores ultramaratonista de montanha da atualidade e recebe uma premiação especial que batizamos de “Best Mountain Project” pelo melhor projeto de montanha após estabelecer o recorde de ascensão feminino no Aconcagua. Queremos com este prêmio incentivar que atletas como a Leticia, Silvia, Ernani, Weliton e todos os demais que temos por aqui trilhem um caminho similar ao seu! Agradecemos por tudo o que faz ao nosso esporte e pelo Brasil!


Fernanda Maciel
 

Para o prêmio de “Best Race Performance” temos a conquista de Luis Alberto Hernando no mundial realizado em Portugal como a performance mais avassaladora, da mesma maneira como também venceu a Buff Epic Trail (campeonato mundial de Skyrunning) e a clássica Transvulcania. Destacamos também um ano muito forte do americano Zach Miller (Nike Trail) e entre as mulheres foi o ano de Caroline Chaverot (Hoka One One), que venceu também o mundial em Portugal, o UTMB e a Buff Epic Trail. Comentários também que chegaram para nós é de que a Caroline foi o terror dos brasileiros no mundial em Portugal, que a cada dez minutos ela fazia um tipo de tiro, Sprint, durante a prova toda. É isso mesmo galerinha, a mulherada lá fora é bruta demais! Andam acelerando sempre 200% mesmo.

Best Race Performance

Luis Alberto Hernando
 

Desejamos um 2017 sensacional a todos! Bons treinos, boas provas e que se divirtam muito praticando o Trail Running e qualquer outro esporte outdoor!

 

 
comentários - comments