Everest 2021
16 ANOS DE COBERTURA ONLINE DO EVEREST

16.04.2021 - Santalena e equipe chegaram ao Campo Base do Everest.

CUMES MORTES
FACE SUL FACE NORTE FACE SUL FACE NORTE
ESTRANGEIROS SHERPAS ESTRANGEIROS SHERPAS ESTRANGEIROS SHERPAS ESTRANGEIROS SHERPAS
0 0 0 0 0 0 0 0
0 0 0 0

destaque

GRADE 6 GRADE6 GRADE 6 GRADE6
LHOTSE EVEREST EVEREST e LHOTSE EVEREST

GRADE 6 DVG EXPEDIÇÕES DVG EXPEDIÇÕES .
EVEREST EVEREST EVEREST ANNAPURNA

- 1º CA - BC-1C1-BC
- 2º CA - BC-1C2-2C3 (6.000m)
- 3º AC - BC-C2-C3-C4 (7.600m)-C4

LEGENDA DESTAQUE: • CA = CICLO DE ACLIMATAÇÃO • BC = BASE CAMP • FF = FOOTBALL FIELD (5.700m) • C1 = CAMPO 1 (5.900m) • C2 = CAMPO 2 (6.400m) • C3 = CAMPO 3 (7.200m) • C4 = CAMPO 4 (8.000m)
• 1C1 - PASSOU UMA NOITE NO CAMPO 1 • ... O CICLO EM ANDAMENTO • ABC = ACAMPAMENTO BASE AVANÇADO (6.500m - FACE NORTE) • LOBUCHE EAST (6.119m) • CC = CICLO DE CUME • KTM KATMANDU

podcast

livros impressos - compre agora

PRÉ-VENDA: 276 PÁGINAS   R$ 60,00 - 322 PÁGINAS   R$ 60,00 - 272 PÁGINAS   R$ 60,00 - 300 PÁGINAS

notícias

16.04.2021 - 01:44

Próximo do cume do Annapurna

Elias Luiz

Acabamos de receber a notícia que Moeses Moeses Fiamoncini chegou a 7.600m no Annapurna (8.091m), sem utilizar oxigênio suplementar, mas teve que desistir.

• Oito sherpas e oito ocidentais que faziam parte da equipe da Seven Summits, fizeram cume no Annapurna utilizando oxigênio suplementar, registrando assim os primeiros cumes em montanhas de 8.000 metros nesta temporada de 2021 no Nepal. Ao todo somando com a equipe da agência Imagine Nepal, 28 pessoas chegaram ao cume.

• O grego Antonios Sykaris chegou ao cume do Annapurna e o seu projeto era de escalada sem oxigênio complementar. Ainda não há confirmação se ele usou cilindro de oxigênio ou não no Ataque ao Cume.

Carlos Santalena

Carlos Santalena e equipe acabaram de sair de Lobuche em direção ao Campo Base do Everest. Todos estão bem.

Mera Peak

Gabriel e Ludmila escalaram o Mera Peak (6.476m) e já estão a caminho do Campo Base do Everest, onde ficarão por duas noites e depois descem para escalar o Lobuche East. O casal está na região aprimorando suas técnicas de escalada e não irão escalar o Everest.

Gilberto Thoen

Gilberto Thoen, que esteve minutos atrás com a equipe do Santalena, parte para o Campo Alto do Lobuche nas próximas horas, montanha com 6.119 metros de altitude.

GILBERTO THOEN com a equipe da Grade 6.   MOESES FIAMONCINI no Annapurna.
CARLOS SANTALENA e equipe durante aclimatação em Lobuce   LUDMILA E GABRIEL no cume do Mera Peak.

12.04.2021 - 15:35

Brasileiros no meio da trilha do Everest

As equipes continuam subindo rumo ao Campo Base e outras expedições chegando. A temporada vai ganhando forma e nós vamos ficando cada vez mais animados.

Carlos Santalena

Dia 6: De Pangboche até Dingobche (4.400m).

“Agora entramos em um clima mais árido, ar rarefeito, pouca vegetação e o frio começa a aumentar, as paisagens continuam de tirar o fôlego. A previsão de neve parece se confirmar para amanhã, o que é muito bom, pois a temporada está bastante seca e um pouco de neve fresca vai trazer umidade e melhores condições de escalada em grandes altitudes! Que venha a neve!”

Carlos Santalena, direto de Dingboche

Gustavo Ziller

“Estamos em Phortse com a família do Pemba, hoje participamos de uma cerimônia tradicional do início da primavera com toda família dele, e do Dawa Sherpa, outro integrante do nosso time que já está no Campo Base.
Amanhã vamos subir o Luri Peak até uns 5 mil metros e acampar lá. Descemos no dia seguinte e seguimos viagem.Por aqui tá tudo bem, aclimatação ótima e a ideia de escalar com pessoas que a gente acaba conhecendo a família, a história e os sonhos faz uma enorme diferença.”

Gustavo Ziller, direto de Phortse

Moeses Fiamoncini

“Neste final de semana atingi o campo 3 do Annapurna, onde já me encontro há duas noites, em uma altitude de 6500. O Annapurna é uma montanha com um terreno extremamente desafiador e as condições climáticas instáveis tornam tudo mais complexo. A subida do campo 2 ao 3 foi bastante dura e exaustiva e as próximas investidas não serão diferentes. Considerando que o clima esteja a nosso favor, o plano é tentar atingir o cume ainda esta semana. Agradeço as vibrações positivas!”

Moeses Fiamoncini, direto do Campo 3 do Annapurna

OS CAMPOS ALTOS do Annapurna   MOESES FIAMONCINI em recente foto no Nepal.

Permits

Até o momento foram liberados os seguintes permits aqui para a região do Everest:
- Everest: 244 pessoas em 23 equipes (mais de 300 esperados)
- Lhotse: 55 pessoas em 6 equipes
- Nuptse: 23 pessoas em 3 equipes

Equipe médica

“Estamos nos ajustando à vida a 5350 metros (problemas para dormir, etc.) e estamos atendendo à comunidade em crescimento à medida que terminamos a organização da nossa clínica. Tivemos oficialmente 15 pacientes até agora, 13 dos quais representam a maioria da população aqui, Sherpas. Um caso de HAPE antes de montarmos a nossa tenda foi evacuado, mas a maioria dos casos até agora é de doença/lesão leve; infecções respiratórias, lesões musculares, tosse Khumbhu e um único caso de diarreia de viajantes.”

Equipe voluntária do EverestER, direto do Campo Base

Leonardo Silvério

Apresentando um bom lodge da trilha.

09.04.2021 - 09:15

Na trilha

Elias Luiz

Carlos Santalena e equipe estão em Namche Bazaar fazendo a aclimatação deste trecho da trilha, que consiste em subir até Khumjung e retornar para dormir em Namche Bazaar.

• Gustavo Ziller e Gabriel Tarso, pousaram agora de manhã em Lukla e iniciam a sua caminhada até Phortse, onde devem escalar alguma montanha na região para melhorar a aclimatação. O roteiro que eles irão fazer até o Acampamento Base do Everest será um pouco diferente do grupo do Santalena.

• Moeses Fiamoncini, que está escalando o Annapurna, já fez o seu 1º Ciclo de Aclimatação subindo até o Campo 2 e agora já está de volta ao Campo Base, a 4.200m. Onde deve descansar alguns dias e esperar uma melhora no clima para uma nova investida.

• Gabriel Bassanesi e Ludmila estão em Khare (5.045m), onde irão escalar o Mera Peak (6.476m).

“Hoje vai ser dia de descanso com uma leve aclimatação até o inicio da geleira. Fizemos novos amigos, um grupo de Nepaleses de Kathmandu vão subir a primeira alta montanha na vida e ficavam curiosos perguntando o que gostávamos e não gostávamos do Nepal, nos colocando em uma sinuca de bico. Gostamos das montanhas e das pessoas e não gostamos das buzinas de Kathmandu. Ufaaa resposta correta, todos concordaram e nos deixaram subir a montanha.
Amanhã, dia 10 iremos pro acampamento alto do Mera, 5.700m para no aniversário da Ludmila (11/04) atacar o cume! Que inveja também quero um aniversário assim. Depois vamos pro outro lado do vale do Makalu ainda mais inóspito que esse lado e ficaremos sem internet por uns dias. Torçam por nós e mandem pensamentos positivos pra aniversariante!”

Gabriel Bassanesi, direto de Khera

• Mariana Britto que em 2019 fez o Trekking ao Campo Base do Everest e lançou o documentário "Everest Sustentável", agora está lançando o "Guia de comportamento responsável na montanha", junto com o empresário e ambientalista Caio Queiroz. O objetivo daqule projeto foi de produzir um guia de comportamento responsável e documentar os aspectos e impactos ambientais da região, para ajudar a promover o turismo sustentável e mostrar como é possível realizar uma viagem com o mínimo de impacto ambiental possível.

CARLOS SANTALENA e equipe durante aclimatação acima de Namche Bazaar   Equipe voltando da caminhada de aclimatação.
LEONARDO SILVÉRIO em frente de uma roda de oração.   MOESES FIAMONCINI no campo Base do Annapurna.
GABRIEL E LUDMILA estão em Khare, a região do Mera Peak.   Clique na imagem para acessar a página para download do guia gratuitamente.

05.04.2021 - 18:50

Brasileiros chegando

Elias Luiz

Santalena, Aretha, Alex, Daniela e Leonardo já estão em Katmandu. Após um período "quarentena" de 5 dias na capital e o último exame de PCR feito, eles devem embarcar para Lukla no dia 7 de abril. Eles aproveitaram esse dias de folga para visitas a áreas históricas da capital e principalmente comprar os equipamentos que faltavam.

• Moeses Fiamoncini chegou ao Campo Base do Annapurna no dia 2 de abril. Ele vai escalar a sua 5ª montanha acima dos 8.000 metros.

• Quem já está em Namche Bazaar é o Gilberto Thoen, o 23º brasileiro a escalar o Everest. Desta vez ele está de volta para escalar o Lobuche East (6.119m).

“ Oi Elias, já estou em Namche. Esse ano está impressionante aqui ou seja não tem quase ninguém, levamos 7h de Phakding até Namche e encontramos dois grupos só no caminho. Na entrada do parque só tinha nós e os guardas. Nenhum trecker ou montanhista. Ficamos ali uns 15 minutos e ninguém apareceu. O caminho sofreu grandes reformas e está muito limpo... nunca vi igual.
Pelo que andei perguntando, não vai ter mais que 320 licenças incluindo Lhotse, Nuptse e Everest. Isso o Ryan me falou e também o guia da Madisson. Quem deixou de fazer o trekking esse ano, acredito que não vai ter uma chance igual devido ao movimento.
Quanto ao Corona, a partir de Lukla não existe mais máscara e também a higiene está muito boa em todos os aspectos, principalmente nas Tea House (lodges)... não sei pela frente mas estamos tranquilos quanto a situação do Covid, lógico mantendo o protocolo.
Encontrei o Carlos e sua equipe em Kathmandu. Estão felizes.
Um abraço e não esquece de enviar para minha casa 2 kits de livros do Everest.”

Gilberto Thoen, direto de Namche Bazaar

HILLARY BRIDGE... a mais temida das pontes do Himalaia.   A ENTRADA do Sagarmatha National Park, onde está localizado o Everest.

31.03.2021 - 01:30

Vai começar!

Elias Luiz

Sejam bem-vindos a mais uma temporada do Everest. Estamos completando 16 anos de cobertura online da montanha mais alta do mundo. Deixe seus comentários em nosso mural, logo abaixo.

Brasileiros

• Agora em 2021 teremos pelo menos 6 brasileiros escalando o Everest.

• Carlos Santalena vai escalar o Lhotse (8.516m), a 4ª montanha mais alta do mundo.

• Moeses Fiamoncini irá escalar o Annapurna (8.091m), a 10ª montanha mais alta do mundo, e nós daremos todas as notícias por aqui.

Veja como foi a temporada 2020

Apesar do Nepal e a China terem anunciado o fechamento do Everest em 2020 para os estrangeiros, devido a pandemia do Covid-19, mesmo assim teve atividades na face norte do Everest, onde 28 alpinistas chineses chegaram ao cume nos dias 26, 27 e 28 de maio.

Gráficos

CUMES X MORTES - Infográfico: Elias Luiz | Extremos

CUMES: FACE NORTE X FACE SUL - Infográfico: Elias Luiz | Extremos

O Brasil no topo do mundo

Conheça os 25 brasileiros que já estiveram no cume do Everest. Alguns deles mais de uma vez.

1º (2 cumes)

4º (2 cumes)
Cume: 02.06.2005
Idade no cume: 37 anos
2º Cume: Face Norte, sem o uso de oxigênio suplementar. Morreu de HAPE ou HACE, no Campo 3 (8.300m), em 19.05.2006