O acordo entre as partes envolvidas no incidente do C2
Da redação: Fonte Simone Moro
28 de abril de 2013 - 18:25
 
comentários    
 
  • Foto: Scott Simper
    O documento assinado entre as partes envolvidas e representantes das expedições Foto: Scott Simper
  • Foto: Scott Simper
    O documento assinado entre as partes envolvidas e representantes das expedições " Foto: Scott Simper
  • Foto: Scott Simper
    O documento assinado entre as partes envolvidas e representantes das expedições " Foto: Scott Simper
  • Foto: Scott Simper
    O documento assinado entre as partes envolvidas e representantes das expedições " Foto: Scott Simper
  • Foto: Scott Simper
    Ueli Steck, Jon Griffins e Simone Moro " Foto: Scott Simper
1 5

O documento assinado entre as partes envolvidas e representantes das expedições Foto: Divulgação

todas as imagens
 

Como já relato aqui pelo Extremos, sobre o incidente que aconteceu na última sexta-feira na Face do Lhotse e no C2, envolvendo os alpinistas Simone Moro, Ueli Steck e Jon Griffith com os Sherpas, foi encontrada uma solução um pouco pacífica para o problema.

Um negociador foi levado ao Acampamento Base do Everest e os seguintes acordos foram assinados por ambas as partes.

O texto diz o seguinte:

Hoje, 16 Bhaishak de 2070 (29 de abril de 2013) no Acampamento Base do Everest, no escritório SPCC, com a presença do Líder Chefe do Exército do Nepal, Major Sunilsing Rathor e os seguintes membros presentes participaram e concordaram em fazer as seguintes decisões aos argumentos entre os dois grupos que ocorreu em 27 de abril, enquanto fixavam as cordas entre o Acampamento e e Acampamento 3.

1. Em 27 de abril de 2013, acima do Acampamento Base do Everest, no C2 e C3, um incidente surgiu entre os alpinistas estrangeiros e nepaleses e a situação foi discutida hoje nesta reunião. Ambas as partes assumiram seus erros e pediram desculpas um ao outro na frente dos presentes. Além disso, ambas as partes concordaram em ajudar uns aos outros no futuro para fazer sucesso ao objetivo de ambos. Também foi decidido que esta situação não se repetirá novamente.

2. Todos os presentes concordaram e se comprometeram que tais situações não devem ser repetidas por qualquer pessoa no montanhismo e no setor de turismo. Se uma das partes está insatisfeita com as ações de outra parte, que se comprometam não entrar em conflito ou usar de violência contra a outra parte. Em vez disso eles se comprometem a denunciar as ações aos representantes do governo ou ao representante do governo reconhecido no acampamento base, para chegar a uma solução amigável entre as partes.



Nota do Editor
• Não aparece os nomes dos brasileiros porque a carta foi assinada pelos Chefes das Expedições e pelos Sirdar (Lider dos Sherpas) de cada expedição, pelos 3 alpinistas envolvidos e por alguns sherpas envolvidos no incidente.
• Simone Moro tinha comentando anteriormente que sua equipe abandonaria a escalda do Everest, mas após a reunião e ao acordo que chegaram, ele ainda não se manifestou a respeito disso. Disse apenas que em breve anunciaria os rumos da expedição. Esperamos que todos prossigam com seus trabalhos e objetivos.
Clique aqui e acompanhe toda a cobertura online do Everest 2013 no Extremos.

 
 

 
 
 
 
fotos
 
 
 
vídeos
 
Simone Moro e Ueli Steck
No Acampamento 2 (6.400m)
 
 
webcam