Pesquisadores tentam mapear em MT rios voadores da amazônia
da redação, fonte G1 e Rios Voadores
7 de julho de 2011 - 15:25
 
comentários  
 
RIOS VOADORES - Conheça o projeto de Gérard Moss
 

Mato Grosso faz parte da rota de um pesquisador que percorre o Brasil a bordo de um monomotor estudando as correntes de ar. Gerard Moss é idealizador do projeto “Rios Voadores” que estuda o caminho da água evaporada pelas árvores da Floresta Amazônica.

A aeronave utilizada no projeto contém equipamentos sofisticados que conseguem sugar pequenas partículas de água. Quando coletadas, essas pequenas gotas passam por análises. “Nós usamos a aeronave para navegar em um rio imaginário. A massa de ar por onde o avião passa é carregada de água, então, se a massa de ar fosse um rio de verdade, nós seríamos um barco navegando”, explicou Gerard.

 
Gérard Moss
   

Durante as pesquisas, ele identificou que cada árvore consegue liberar 300 litros de água por dia na atmosfera. Essa água evaporada é responsável por 44% das chuvas no país. “Imaginem esses mil litros multiplicados pelas milhões de árvores que existem na Amazônia. Uma parte dessa água vem para o Brasil”, contou.

Além de estudar o caminho desses ‘rios voadores’, o objetivo do pesquisador é alertar para a preservação da floresta. “O estudo tenta comprovar que o serviço ambiental da região amazônica é primordial e precisamos ter mais conhecimento sobre isso antes de continuar expandindo nossa agricultura nessa região”, finaliza.

Exposição
Para que as pessoas aprendam mais com o projeto, a exposição ‘Rios Voadores’ está percorrendo várias cidades brasileiras e mostrando fotos, textos e vídeos. A partir desta quinta-feira (7) a exposição está aberta em Cuiabá e terá duração de 10 dias. As próximas cidades a receber o projeto são: Londrina, Chapecó, Uberlândia e Brasília.