Nepalês voa de parepente do cume do Everest
da redação: Elias Luiz
22 de maio de 2011 - 22:47
 
comentários    
 
DECOLANDO - Babu logo após a decolagem. (Foto: Babu Sunuwar)
 

O nepalês Babu Sunuwar, 29, decolou do cume do Everest, e de acordo com os dados do seu equipamento de rastreamento, o SPOT, ele passou quatro dias em sua ascensão final antes de decolar do topo do Everest no dia 21 de maio de 2011 e ao invés de pousar no acampamento base, ele voou para Namche Bazar, o vilarejo que é considerado a capital sherpa - um voo de cross country de mais de 20 quilômetros.
Ele pousou na pista Syangboche, que fica acima de Namche Bazaar, a uma altitude de 3.750 m.
Babu escalou a face sul do Everest. Ele então decolou em sentido lado norte da montanha, mas logo retornou para a face sul, Nepal. De lá, ele virou para o sudoeste e atravessou o flanco maciço de 7.861m do Nupste bem acima dos 7.000 m. Ele continuou em linha reta, cruzando acima do cume do Pokalde Peak, 5806m. De lá, passou pelo Ama Dablam e em seguida pousou na pista de Syangboche.

Ele descreveu as térmicas de 18m/s, sendo "totalmente envolvido" na nuvem congelante durante 25 minutos enquanto ele lutava para atravessar um vale.

O vôo aconteceu no auge da temporada do Everest, no Nepal. Entre os dias 20 e 21 de maio de cada ano são "dias de cimeira" tradicionalmente - quando o sempre presente Jet Stream levanta um pouco e permite uma janela de tempo perfeito para alpinistas e, neste caso os pilotos.
Dois outros escaladores-pilotos foram na montanha nesta primavera. A britânica Squash Falconer queria se tornar a primeira mulher a realizar um voo solo a partir do cume. Ela alcançou o topo em 10 de maio, mas os ventos fortes não a deixaram decolar. O brasileiro Rodrigo Raineri chegou ao cume em 20 de maio, mas também não conseguiu decolar porque a área de pouso não estava visível, abaixo dos 6.000m estava um “mar de nuvens”, como descreveu o próprio alpinista.

Apenas outras três pessoas voaram do cume do Everest o alpinista francês Jean Marc Boivin fez pela primeira vez em 1988, e depois o casal Claire Roche-Bernier e Roche Bertrand voou da cimeira em 2001.

Babu também causou um rebuliço no cenário internacional de parapente quando ele se candidatou para o Red Bull X-Alps 2011. O seu pedido foi rejeitado, mas foi-lhe dito com firmeza para se candidatar novamente para o campeonato de 2013. "Eu quero ver os Alpes", disse ele na época, "porque eu só tenho visto o Himalaia".

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.