+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Jordan Romero em busca dos Sete Cumes
Em entrevista exclusiva ao Extremos, Jordan Romero fala sobre sua nova expedição
 
Publicado em 17/02/2011 - 19h45 - da redação: Andrea Berzotti
 
 
 
vídeo 1 mapa 1
 

Ele tem apenas 14 anos, está no primeiro ano do ensino médio e é filho de um dos maiores atletas de corrida de aventura do mundo, Paul Romero. Sua vida se resume a dois atos: escalar e esquiar. Assim é o jovem atleta Jordan Romero, considerado hoje o mais novo alpinista que desafia os perigos e as emoções das montanhas do mundo todo, mas que acima de tudo, e apesar da pouca idade, desenvolve uma corrente em influenciar crianças ao redor do mundo a praticar exercícios. Além, claro, de ter o "simples" objetivo de conquistar os setes pontos mais altos do globo terrestre, também conhecido como os Sete Cumes. "É um sonho que quero conquistar: chegar até os pontos mais altos de cada continente", diz o jovem aventureiro.

Conhecido como as montanhas mais altas de cada continente, os Sete Cumes é o desafio de muito alpinista que um dia sonha em chegar ao topo do mundo. Vale lembrar aqui que esta classificação do número sete – que de certa forma ainda gera alguma polêmica, inclui a América do Norte e América do Sul, separadas. Muitos alpinistas já conquistaram os sete cumes: o primeiro deles foi o americano Patrick Morrow, em agosto de 1986. No Brasil, Waldemar Niclevicz é o único brasileiro que realizou esta conquista.

No entanto, a aventura agora está nas mãos deste jovem atleta, que para ele, o céu não é o limite, mas sim o recomeço de um novo desafio. A vontade em escalar os Sete Cumes foi através de um cartaz na escola. "Então eu disse a mim mesmo: eu quero fazer isso! E meu pai disse: ok, vamos iniciar a preparação", lembra Jordan. Segundo ele, os Sete Cumes é o desafio que o motiva, como se fosse o sangue que corre pelas veias. "É o que me faz acordar todos os dias".

 
 
Publicidade
   

Na montanha mais alta do mundo
Como "filho de peixe, peixinho é", medo é algo que não faz parte da vida de Jordan Romero, pois ele foi o mais novo alpinista a escalar os Monte Everest – a montanha mais alta do mundo com 8.848 metros, na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China), em 2010. "Foi a coisa mais difícil que já fiz na minha vida. Foi um grande desafio mental", recorda. Para essa aventura, ele teve uma preparação especial de corpo, mente e alma, como ele mesmo define através da experiência obtida em cada conquista. Mas, Jordan leva uma vida normal, como qualquer garoto da sua idade. Tem o apoio da família, que são seus treinadores, e não deixa de lado a escola. "Tenho uma vida normal, com amigos. Mas, continuo a sonhar grande", destaca.

Finalmente...
Para completar o sétimo cume, Jordan está se preparando para escalar uma montanha na Antártida, o Maciço Vinson com 4.892 metros de altitude, para dezembro de 2011. Os treinos estão sendo feitos inicialmente na Califórnia e depois no Alasca, sempre com o acompanhamento do pai e da madrasta Karen Lundgren, que também é montanhista e corredora de aventura. Para Jordan, este sim será o maior desafio de todos eles. "Vai ser longo e difícil, pois devemos ter um trekking para chegar até a montanha e não teremos o luxo de aviões", brinca Jordan, que prefere a escalada ao esporte de ultra resistência, como exige as corrida de aventuras e expedições que sua família participa. "Esse é um mundo duro e difícil que vivem meus pais, através das corridas de expedição. Eu prefiro descansar durante a noite", satiriza, não deixando de lado a paixão em viajar pelo mundo e conhecer lugares ainda pouco frequentados. "Viagem de aventura é mais importante que tudo. Temos um bom entendimento sobre o mundo", completa.

Com pouca idade e com grande ousadia, medo é uma palavra que parece não fazer parte do dicionário do atleta, porém é que o impulsiona talvez a chegar ao limite. "Já senti medo em algumas situações, mas é saudável, é o que cria o sucesso". Sucesso este que certamente ainda motivará muita gente a seguir seus passos, principalmente essa galera mais jovem que traz na veia o amor pela aventura. "Para os jovens do Brasil: encontre o seu Everest. Encontre e o escale", finaliza.

Montanhas escaladas por Jordan Romero
Kilimanjaro / África (07/2006)
Kosciuszko / Austrália (04/2007)
Elbrus / Europa/Russia (07/2007)
Aconcágua / América do Sul (12/2007)
Denali / América do Norte (06/2008)
Pirâmide Cartensz / Oceania (09/2009)
Everest / China (05/2010)

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.