+  NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Ciclovia na Holanda vai gerar energia solar
Projeto, que é parte do programa holandês de energia renovável, deve ser implementado em 2012
 
Publicado em 06/02/2011 - 21h31 - Fonte: Exame.com
 
 
 
vídeo 1 mapa 1
 

São Paulo - Conhecida como o país dos moinhos de vento, dos sapatinhos de madeira e das tulipas, a Holanda também é reduto dos apaixonados por um dos meios de transporte mais ecológicos, a bicicleta. Para incentivar o uso da magrela e também reduzir as emissões de carbono, uma cidade holandesa pretende implementar uma ciclovia capaz de gerar energia a partir da luz do sol.

Ainda em fase inicial, o projeto conhecido como SolaRoad foi desenvolvido pela Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO) em parceria com a empresa de tecnologia Imtech, e deverá ser implementado em 2012 na cidade de Krommenie, próximo a Amsterdã (uma das 10 melhores cidades do mundo para se pedalar).

Com 10 quilômetros de extensão, a ciclovia será feita de uma base de concreto com medidas entre 1,5 e 2,5 metros de largura coberta por uma camada de células solares de silício. O sistema gerador será protegido por uma placa de vidro resistente às pedalas dos ciclistas e, segundo os criadores, forte o suficiente para suportar até mesmo o peso de uma caminhão.

A expectativa dos desenvolvedores é que o SolaRoad gere 50kWh por metro quadrado ao longo ano, valor que deve ser suficiente para abastecer a iluminação de ruas próximas à ciclovia e de semáforos. Além disso, a energia excedente pode ser aproveitada para uso doméstico. O site do projeto desataca ainda que o conceito, parte do programa de energia renovável holandês, poderia ser implantado em toda a rede rodoviária do país, de 137 mil Km.

Anunciado no final de janeiro, o projeto tem recebido críticas sobre a possibilidade de ciclistas deslizarem na superfície de vidro, particularmente em condições molhadas. Em entrevista ao site sobre ciclismo Road.cc, um porta-voz do TNO disse que o "protótipo atual da superfície do vidro é tratado para criar uma aspereza que dá resistência suficiente para uma utilização segura da estrada, tanto em condições secas quanto em molhadas".

 
 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.