NOTÍCIAS
Compartilhe
 
Um escalador teria sido encontrado morto na segunda-feira perto do cume
 
 
Publicado em 10/12/2009 - 17h29 - da redação
 
 
 
  Início da trilha com o Aconcágua ao fundo.
Foto: Elias Luiz
   
 
 
Publicidade
   

Na temporada de verão do hemisfério sul, o Aconcágua (6.965m) - o segundo mais alto do Seven Summits - atrai uma grande multidão de escaladores. Na temporada passada foi um dos mais movimentados dos últimos anos, e também um dos mais tragécos.

No relatório de hoje (Alpinismonline) diz que a montanha causou a sua primeira vítima desta temporada (2009/2010), o montanhista Michel Miniesil, 29 anos, teria sido encontrado morto na segunda-feira perto do cume.

Um grupo de alpinistas encontraram o corpo cerca de 50 metros do topo da rota normal e alertou as autoridades. O resgate do corpo foi atrasado devido aos ventos fortes. Na terça-feira, a patrulha de resgate encontrou um outro escalador em um estado de esgotamento e teve que desviar seus esforços para ele.

O relatório diz que 9 alpinistas foram resgatados já nesta temporada. Na temporada passada (2008/2009), seis alpinistas morreram no Aconcágua, o dobro da taxa de mortalidade anual normal.

Mortes no Aconcágua na temporada 2008-2009
- Stefan Jaromin (GER), 42 anos, estava tentando uma ascensão solo do Aconcágua, mas em sua segunda tentativa, algo deu errado. Jaromin foi encontrado morto em 3 de janeiro.

- Em 6 de janeiro a equipe de resgate do Aconcágua foi alertado que, quatro italianos e um guia argentino estava perdidos na Rota "Glaciar de los Polacos". Eles fizeram o cume pela via clássica, mas se perderam em uma tempestade repentina e desceram por engano na rota técnica polonês. Elena Senin, 38, e guia de Federico Campanini, 31, ambos morreram. Os outros - Marco Afasio, Marina Acanazio e Mateo Refrigerato - foram resgatados por um helicóptero.

- Em 9 de janeiro, o alpinista britânico Michael Freemann, 42, estava apenas a poucos metros da escalada, quando ele desmaiou e morreu de um ataque cardíaco.

- Pierre-Emeric Benteyn, 35, engenheiro de Fórmula Um da Red Bull, equipe responsável pelo carro de Mark Webber, desapareceu no "Glaciar de los Polacos" início de janeiro em uma tentativa de solo para o cume. Equipes de resgate não conseguiram encontrar o alpinista.

- Em 16 de janeiro, o alpinista americano Arthur Michel Lelisle, 51, sofreu uma queda na rota regular e morreu devido ao seus ferimentos.

Devido a todas as tragédias, reuniram-se vários grupos e associações na Argentina, em um esforço para proporcionar um melhor equipamento, tais como barracas, cordas e sacos de dormir para o serviço de emergência, a fim de facilitar a mais rápida ajuda aos escaladores. Várias pessoas também ofereceram os seus conhecimentos á contribuir para melhorar os serviços.

 
PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.