Extremos
 
COLUNISTA ELIAS LUIZ
 
Travessias na Cordilheira dos Andes
 
Texto: Elias Luiz
14 de novembro de 2009 - 08:35
 

Caminhando em meio a Cordilheira dos Andes, em Quebrada de la Vaca, na trilha do Aconcágua. Foto: Elias Luiz
 
Elias Luiz

Durante anos fiz algumas travessias pela Cordilheira dos Andes, por terra, trilhas e de avião. Abaixo segue uma seleção de fotos de algumas destas travessias pela mais extensa cordilheira do mundo, os Andes.




   
 
As travessias
 

Cordilheira dos Andes entre Argentina e Chile, minutos antes de pousar em Santiago (Chile). Foto: Elias Luiz
 

De avião

Desde 2004 até hoje já atravessei a Cordeilheira dos Andes em diversos pontos, e sempre é uma grande prazer, mas foi somente agora em novembro de 2009 que consegui ver a Cordilheira do alto, o que é igualmente bonita e majestosa.

 

Os caminhões formam uma imensa fila para atravessar a Aduana. Foto: Elias Luiz
 

Mendoza à Santiago

Em minha primeira travessia dos Andes em 2006, entre Argentina e Chile o que impressionou foi a fila de caminhão que ser formou para atravesar a Aduana (fronteira), que fica logo depois dessa montanha a frente. Foto tirada da estação de esqui de Portilho.

 

Uma grande subida para atravessar a Cordilheira. Foto: Elias Luiz
 

De Jujuy à San Pedro de Atacama

Quando falamos em Cordilheira dos Andes, a primeira imagem que vem a cabeça são as montanhas nevadas, mas nem sempre é assim. Aqui estou atravessando de entre Argentina e Chile, bem ao norte, entre Jujuy e San Pedro do Atacama, o que já caracteriza uma região desértica, que mesmo assim resulta em lindas imagens.

 

Tudo branco no alto de uma das mais lindas travessias da cordilheira. Foto: Elias Luiz
 

De Osorno à Bariloche

A travessia feita em julho de 2008 entre Osorno (Chile) e Bariloche (Argentina) é uma das mais bonitas, atravessa a Região dos Lagos no Chile. Aqui na foto bem no alto da cordilheira um trator limpa neve no acostamento.


 

O Caracoles impressiona, ainda mais se você notar que não existe guard-rail em nenhum momento. Foto: Elias Luiz
 

A Caracoles

Essa é uma imagem impressionante, tirada agora em 2009, do famoso Caracoles e suas 21 curvas. Minutos antes dessa foto, uma roda de estepe de um caminhão caiu e rolou na direção de nossa van e bateu na frente, e depois ela continou descendo e caiu morro abaixo. Se acertou algum outro veículo não sabemos. Faz parte da Rodovia Panamericana, importante acesso por onde atravessa os caminhões de Argentina, Chile e Brasil.

 
recados - comments