NOTÍCIAS
Compartilhe
Um pedaço da Travessia Petrópolis-Teresópolis
 
 
Publicado em 03/09/2009 - 01h16 - da Redação
Texto e fotos: Mario Nery
 
 
 
  Nascer do sol na Pedra do Sino
Foto: Mario Nery
   
 
 
Foto 1 - Abrigo 4 e Pedra do Sino
Foto 2 - Nascer do sol na Pedra do Sino
Foto 3 - Flora local
Foto 4 - Camping no abrigo 4
Foto 5 - Chalé do Abrigo 4
Foto 6 - O grupo
Foto do final da página - Vista de Teresópolis e das montanhas de Nova Friburgo durante a subida da trilha

Fotos: Mario Nery
   
 
 
Publicidade
   

A Pedra do Sino (2263 mts de altitude) é a montanha mais alta da Serra dos Órgãos e o ponto culminante da famosa travessia Petrópolis-Teresópolis. Encarar a travessia não é para qualquer pessoa, afinal de contas são três dias caminhando pelas montanhas. Então se você não está confiando no seu preparo físico mas gostaria de conhecer a Pedra do Sino não precisa ficar desanimado. Existe uma alternativa mais leve do que enfrentar os dois ou três dias da travessia. É possível atingir o topo da Serra dos Órgãos através de uma trilha com 10 Km de extensão que pode ser feita em média em 5 horas de caminhada. Grupos maiores e mais lentos podem fazer esta aventura em até 10 horas de caminhada, programe-se para não chegar muito tarde.

Se você não quiser ir e voltar no mesmo dia é possível pernoitar no Abrigo 4, um chalé aos pés da Pedra do Sino. Nosso grupo escolheu a segunda opção, assim poderíamos aproveitar o fim do dia e descansar para vermos o nascer do sol no dia seguinte.

Saímos bem cedo em direção a Teresópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro onde fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Chegamos na portaria do parque por volta das 06:30 da manhã e como já estávamos com nossos ingressos comprados entramos bem rápido. Na portaria do Parque Nacional é necessário preencher um formulário com os dados de contato de cada integrante do grupo e com os dados do guia, além de assinar um termo de responsabilidade. Para esta trilha não existe a necessidade de contratar um guia profissional, mas é sempre recomendável contar com a presença de alguém no grupo que conheça o caminho e que tenha experiência neste tipo de atividade.

Nossa van nos deixou no final da estrada, em um estacionamento onde começa a trilha. Da portaria do parque até este estacionamento existe uma subida com cerca de 3 KM de extensão. Se você não for de carro, prepare-se para encarar essa subida pelo asfalto.

Fizemos uma revisão rápida no equipamento, alongamos e passamos as instruções básicas ao grupo. A trilha começa no alto de uma rampa de cimento e está marcada por um portãozinho.
A diversidade de fauna e flora é enorme no PNSO, um detalhe interessante é a variação do tipo de vegetação que existe no início da trilha e aquela que você verá após passar dos dois mil metros de altitude. A floresta dá lugar a uma paisagem composta por arbustos, musgos e mato. Tudo muito mais baixo do que as enormes árvores encontradas no início da trilha.

Existe pouca ou nenhuma chance de se perder aqui neste caminho, já que ele é bem aberto e praticamente sem bifurcações. O único momento onde a trilha apresenta outras opções de caminho é quando atingimos uma clareira com um enorme espaço gramado, ao chegar neste ponto siga a trilha que está na sua esquerda para continuar subindo até o Abrigo 4.

Durante a caminhada você passará por trechos onde é possível ver a cidade de Teresópolis e as montanhas de Nova Friburgo, se o dia estiver ensolarado a vista é impressionante. Aliás, belas paisagens é o que não faltam nesta trilha.

Nosso grupo era composto por pessoas de idades diferentes e por alguns que não estavam acostumados com trilhas tão longas, por isso fizemos a trilha em um tempo muito maior do que o normal, levamos 10 horas de caminhada até atingirmos o abrigo.

Ao chegar no abrigo você tem duas opções para dormir lá. Pode pagar uma para ficar no chalé do abrigo ou pode acampar gratuitamente nas áreas que ficam ao redor. Uma dica, existe um banheiro gratuito no chalé, mas se você quiser tomar banho terá que pagar para usar o chuveiro do abrigo. As taxas e outras informações estão no final deste artigo.

Montamos nossas barracas e preparamos as coisas para um lanche. Enquanto isso eu e um amigo subimos até a Pedra do Sino para ver o Sol morrendo atrás das montanhas da serra. Para chegar na Pedra do Sino basta seguir a trilha que fica na frente do Abrigo. São uns 15 minutos de caminhada até o topo da montanha. Sem maiores dificuldades de orientação para quem já está acostumado com trilhas.

Na descida siga a trilha que vai para a esquerda e que desce em zig-zag pela encosta da montanha. Se você descer e chegar até uma lage de pedra inclinada volte e procure o caminho correto. Evite descer por esta lage, pois a inclinação e a umidade podem acabar causando um acidente.
Do alto da Pedra do Sino é possível observar todas as principais montanhas da região serrana e se o dia estiver claro será possível ver a Baía de Guanabara, Niterói e o Rio de Janeiro. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

A volta é feita pelo mesmo caminho e costuma levar bem menos tempo que a subida, algo em torno de umas 3 ou 4 horas de caminhada até o mesmo estacionamento de onde partimos.

Boas trilhas a todos!



Algumas dicas:
O que levar: Água (2 litros), lanches e frutas, protetor solar, repelente de insetos, óculos escuros, uma muda de roupa reserva, kit de primeiros socorros, celular e câmera, casaco de fleece, anorak, luvas, gorro, lanterna, pilhas e um tênis ou bota apropriados. Se você for acampar leve a barraca, saco de dormir e isolante térmico. Se for pernoitar dentro do Abrigo 4 leve o saco de dormir e o dinheiro da taxa de pernoite.
Endereço: Avenida Rotariana s/nº - Teresópolis, Rio de Janeiro
Melhor época do ano para ir: Entre Junho e Agosto, pois chove menos.
Por que ir: é uma trilha simples – apesar de longa – e que oferece uma excelente oportunidade de sentir o gostinho da Travessia Petrópolis-Teresópolis e ainda observar uma paisagem maravilhosa no topo da Pedra do Sino.
Temperatura: durante o dia faz calor, mas a noite e de manhã cedo a temperatura pode cair e chegar próxima de 0ºC ou mesmo ficar negativa.
Informações sobre o Parque: http://www.icmbio.gov.br/parnaso/ ou pelo telefone (21) 2152-1100
Taxas, horários e termos de responsabilidade do Parque: http://www.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=132

 

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO.