Extremos
 
NOTÍCIAS
 
The Ghosts Above (filme completo)
 

da Redação
03 de dezembro de 2020 - 15:45

 
filme
 
The Ghosts Above, filme completo (em inglês). OBS: você optar pela tradução automática para o português, nos ajustes do vídeo.
 
compre agora livros impressos
       
 

Renan Ozturk apresenta o seu filme sobre a expedição em busca do último grande mistério do Everest: Mallory e Irvine chegaram ao cume?

George Mallory e Andrew Irvine já fazem parte da lenda. Talvez nunca saibamos se, naquele distante 8 de junho de 1924, ambos se tornaram as primeiras pessoas a chegar ao cume do Everest antes de suas mortes. Eles desapareceram depois de serem vistos por Noel Odell com seu telescópio no segundo escalão, a 8.600m de altitude, e sempre haverá dúvidas se conseguiram chegar ao topo ou não.

Um século depois, o debate permanece aberto, com argumentos abundantes e bem conhecidos a favor e contra. É provável que a única coisa que possa elucidar este caso, seja a descoberta da sua câmera; a altitude e o frio provavelmente conservou o rolo de filme e se for encontrado, será perfeitamente revelado.

Em todo esse tempo, houve muitas tentativas de procurar Mallory e Irvine. Até que em 1o de maio de 1999, uma expedição americana encontrou o corpo de Mallory, 500 metros abaixo do cume, fora da trilha, depois de uma queda pela parede da montanha. Ele tinha inúmeras fraturas, mas não havia vestígios da câmera.

O famoso alpinista e fotógrafo de montanha Renan Ozturk, que sempre se lembrará, entre muitas outras atividades, da 1ª escalada ao monte Meru pela rota Shark's Fin (barbatana de tubarão), juntamente com Conrad Anker e Jimmy Chin, também esteve presente na tentativa de solucionar um dos problemas pendentes do Himalaia - documentou a última expedição que seguiu os passos dos britânicos em 1924, em busca do corpo e da câmera de Irvine. E aqui está o resultado.

Um documentário muito interessante. E isso, acima de tudo, nos permite ver as melhores imagens que lembramos do que um dia de ataque ao topo no Everest significa pela sua face norte, no Tibet. Não temos certeza de que nunca vimos de tal maneira o cume, o horizonte dos grandes desertos do norte, dos vales do sul e da impressionante face sul do Lhotse.

 
fotos
 
 
 
 
 

 

 
comentários - comments