Extremos
 
NOTÍCIAS
 
A remoção do Magic Bus para poupar vidas
 

por: Elias Luiz
19 de junho de 2020 - 08:16

 
O Departamento de Estado do Alasca e membros da Guarda Nacional do Alasca trabalharam juntos para a retirada do Magic Bus 142.
 

Durante anos, os aventureiros tentaram chegar ao ônibus mundialmente famoso do livro / filme "Into the wild" (Na Natureza Selvagem) no Alasca. É o ônibus onde o jovem aventureiro Christopher McCandless morreu em 1992, quando tinha apenas 24 anos. Sua história atrai a imaginação. Mas você não poderá mais visitar o Magic Bus, pois o governo fez a sua retirada para impedir que pessoas fossem feridas ou mortas durante a busca.

Uma das últimas pessoas a ser resgatada ao lado do ônibus foi o brasileiro Gabriel Dias da Silva, 26, no dia 14 de abril. Gabriel pretendia passar três meses morando no ônibus, mas acabou acionando o resgate, por um comunicador satelital, pois a ponte de gelo que facilitou sua travessia do rio, havia descongelado e ele não teria mais como retornar.

Ainda neste ano, uma mulher bielorrussa morreu e cinco turistas italianos foram resgatados a 20 km do caminho de Stampede, perto da cidade de Haley. Em 2010, uma suíça de 29 anos se afogou no rio. Em 2013, uma dúzia de visitantes pediu socorro emergencial. Todos os anos as equipes de resgates são acionadas para algum resgate referente ao Magic Bus.

compre agora livros impressos
 
       
 

Depois que a história de Christopher McCandless foi romanceada pelo talentoso escritor John Krakauer no livro "Into The Wild" e mais tarde virou filme nas mãos do excelente diretor Sean Pean, com a trilha sonora do não menos excepcional Eddie Vedder, o resultado não poderia ser outro, além de sucesso em vendas e bilheterias.

Embora a história de Christopher McCandless apele à imaginação de jovens e aventureiros, muitos moradores locais se sentiam confusos com ele. Por que as pessoas achavam o jovem americano uma figura especial, por ele ter se arriscado na natureza selvagem sem preparação? Além disso, se ele tivesse trazido um mapa decente, ele poderia ter encontrado um teleférico a alguns quilômetros de distância para atravessar o rio em segurança até a civilização. Talvez uma das mensagens mais importantes que o livro e o filme aborda subliminarmente é que as pessoas devem viajar e ter um contato mais íntimo com a natureza, mas estejam preparados para o que você vai fazer. A vida lá fora é mais hostil do que você possa imaginar.

 
A retirada do Magic Bus 142.
 

Alguns anos atrás foi proposto construir uma ponte sobre o rio na rota para chegar ao Magic Bus. Mas a ideia foi rejeitada pelos moradores locais, porque poderia atrair ainda mais fãs despreparados.

“... é um grande alívio que o ônibus tenha partido agora, embora o sentimento seja duplo. Sabemos que isso é a coisa certa para a segurança da população, mas, ao mesmo tempo, esse ônibus faz parte da nossa história. Parece agridoce ver uma parte da nossa história desaparecer. ”

disse Clay Walker, o prefeito de Denali

O destino final do ônibus em ruínas ainda é desconhecido. O Departamento de Natureza diz que o veículo é mantido em um "local seguro" até que uma decisão seja tomada.

Leia Mais

Por que ainda estamos falando sobre Chris McCandless?
Como Chris McCandless morreu.
O Francês que seguiu Chris McCandless ao Alasca
Caçador de alces que encontrou Christopher McCandless foi morto
Mulher morre ao visitar área de ônibus do filme Na natureza selvagem
Eddie Vedder fala sobre as músicas de Na Natureza Selvagem
Na Natureza Selvagem, análise do filme

 

 
comentários - comments