Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Conheça os begpackers e bikebeging
 

da Redação: Elias Luiz
Fonte: The Guardian
23 de setembro de 2019 - 09:10

 
Os begpackers e bikebeging
 

Nas calçadas de países como Indonésia e Tailândia, dividem espaço moradores de rua, pessoas em situação de vulnerabilidade e “mochileiros”: jovens da Europa e das Américas que saem de casa só com uma mochila em busca de aventuras em outros países.

Esses mochileiros despertaram a atenção das autoridades porque, assim como moradores de rua, começaram a lotar calçadas pedindo esmolas de turistas. Mas o dinheiro que eles pedem não é para matar a fome - é para financiar viagens pelo continente.

“Os estrangeiros que adotaram a prática de pedir esmolas não para comer, mas para viajar, ficaram conhecidos como “begpackers” - uma brincadeira com as palavras “beg" (“implorar”) e “backpack” (“mochila”). Ainda é possível incluir o termo begbikers ou bikebeging.”

Segundo uma reportagem do jornal britânico The Guardian, até pessoas mais pobres que os mochileiros costumam ajudá-los com esmolas, confundindo-os com moradores de rua.

O fenômeno já virou um problema para autoridades como as de Hong Kong. Leis aprovadas recentemente têm tentado tirar pedintes das ruas, principalmente aqueles que fazem performances artísticas ou venda de fotografias de suas viagens em troca de dinheiro - estratégia usada por muitos begpackers.

Na ilha de Bali, na Indonésia, a autoridade responsável pela imigração disse recentemente que turistas que ficarem sem dinheiro ou que forem flagrados fingindo serem moradores de rua serão enviados às embaixadas dos respectivos países de origem.

Na internet esse fenômeno tem se alastrado nos últimos anos, não ocorre apenas na Ásia, mas no mundo inteiro. O limite entre uma pessoa fazer uma doação expontânea contra ser "cobrado" para ouvirem ou lerem suas histórias, foi rompido. Viajar as custas dos outros tem passado de um incidente para o planejamento de suas viagens.

Esses são os hippies do século XXI.

 
 
 
comentários