Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Homem foi resgatado depois de 47 dias perdido no Himalaia. Sua namorada morreu.
 
fonte: agencias internacionais
27 de abril de 2017 - 10:30
 

Liang Sheng Yueh conversando com o médico.
 

Um casal de namorados taiwandeses estavam desaparecidos no Himalaia há 47 dias. O jovem Liang Sheng Yueh de apenas 21 anos foi encontrado hoje na base de uma cachoeira, foi resgatado e levado para o hospital em Katmandu. Mas a jovem Liu Chen Chun de apenas 19 anos tinha morrido três dias antes.

Após um longo período sem comunicação, os familiares acionaram representantes em Katmandu comunicando do desaparecimento dos hikers. A agencia Asian Trekking foi a responsável pelo resgate.

O casal estava percorrendo uma trilha de longa distância em Ganesh Himal, o objetivo era chegar a Langtang, trilha que não é tão movimentada quanto a outras rotas mais populares no Nepal. Em março eles foram surpreendidos por uma tempestade de neve e se perderam. O casal resolveu seguir o curso de um rio na esperança de encontrarem um vilarejo as suas margens. Mas escorregaram e caíram em uma cachoeira e não conseguiram mais subir e nem descer.

Estavam em Tipling, uma região a 2.600 metros de altitude.

Depois de alguns dias a tempestade de neve passou, mas as condições permaneceram difíceis. Eles não tinham guia e nem porteador e carregavam os seus próprios equipamentos de camping e alimentos. Nas duas primeiras semanas eles sobreviveram com a comida que tinham na mochila. Mas depois restou apenas sal e água.

A equipe de resgate procurou pelo casal na região nas primeiras semanas, antes de suspenderem as buscas. Mas no dia 20 de abril as buscas foram retomadas.

“Nós encontramos o jovem vivo, mas a mulher já estava morta. Eles foram resgatados de helicóptero e depois levados de avião até Katmandu, onde Liang Sheng Yueh foi hospitalizado. Ele perdeu mais de 20 quilos, já estava sofrendo de desnutrição grave. Seu pé estava coberto de larvas e o cabelo cheio de piolhos”.

- disse Madhav Basnet, oficial da agencia Asian Trekking

Apesar de todas as agruras que passou, seu estado de saúde é bom. Talvez sobreviveu porque o seu corpo reagiu bem a ingestão apenas de água de sal nas últimas semanas, disse o médico o que atendeu.

   
Liu Chen Chun, 19 anos, e Liang Sheng Yueh de 21 anos. Liang Sheng Yueh durante o resgate.
 

Acompanhe a Cobertura Online do Everest 2017. Clique aqui!

 
comentários - comments