Extremos
 
NOTÍCIAS
 
Morre Dean Potter
 
da Redação: Elias Luiz
fonte: Climbing e NY Times
publicado: 17.05.2015 - 19:20
atualizado: 21.05.2015 - 00:05
 

Dean Potter, 43 anos - 14.04.1972 - 16.05.2015.
 

Atualizado: 21.05.2015 - 00:05

Funcionários do parque nacional de Yosemite estão usando as imagens capturadas pela câmera GoPro montada no capacete de Dean Potter para investigar a causa do acidente de 16 de maio, que resultou na morte de Dean Potter e do seu amigo Graham Hunt, após o salto de wingsuit.

Mike Gauthier, chefe de gabinete de Yosemite, disse que Hunt pode ter saido do curso depois que bateu na lateral de uma fenda da rocha (uma parte côncava na rocha), onde os dois tentariam pasar voando bem próximo. Dean Potter, em seguida, parece ter tentado desviar de onde Hunt bateu, mas acabou batendo em uma árvore no lado oposto da fenda.

"Poderia ter sido uma manobra evasiva," disse Gauthier. "Alguém disse que viu um pedaço de árvore cortada lá em cima, de modo que ainda não sabemos com certeza o que aconteceu."

A filmagem da GoPro de Dean Potter e ainda fotos tiradas por observadores estão ajudando os funcionários do parque a juntar as informações para entenderem o que de fato aconteceu. A namorada de Dean Potter, Jenn Rapp, filmou de Taft Point, um promontório de 2.300 metros de altitude, onde o salto foi realizado. A namorada de Hunt, Rebecca Haynie, estava esperando abaixo onde os dois iriam pousar. Os corpos dos dois foram encontrados 45 metros abaixo de Taft Point.

 
Taft Point, o local do salto.
 
 
comentários - comments
 
 
Abaixo o post original publicado pelo Extremos no dia do acidente.

 

Publicado: 17.05.2015 - 19:20

Dean Potter, 43 anos, e Graham Hunt, 29 anos, morreram na noite deste sábado, dia 16 de maio, após um salto de wingsuit no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. O salto foi realizado a partir de Taft Point, (no Glacier Point), um promontório de 2.300 metros de altitude com vista para o Vale de Yosemite.

O acidente fatal

Voando em wingsuits, eles tentaram passar rente a uma fenda nos penhascos de granito, mas em vez disso chocaram-se contra as rochas. Nem Dean e Graham chegou a puxar o pára-quedas.

Equipes de resgate começaram a busca na noite de sábado, e os corpos só foram vistos por um helicóptero no domingo de manhã e recuperados no início da tarde, disse Mike Gauthier, chefe de gabinete de Yosemite. "É tremendamente triste", disse Gauthier, um parceiro de escalada ocasional de Potter, que vive em Yosemite. "Dean era parte desta comunidade e teve um impacto tão grande na escalada. Ele era um astro no panteão dos deuses escalada".

Salto proibido

Em Yosemite é proibido realizar saltos de wingsuit ou base jumping, com pena de multa de até US$ 2 mil e o confisco do equipamento. Mas estima-se que centenas de saltos ilegais continuam acontecendo ao ano, principalmente no entardecer ou a noite, quase sempre em El Capitan, Half Dome e Glacier Point.

O atleta

Potter, 43 anos, foi uma das figuras mais inovadoras e controversa na escalada atual. Bateu o recorde de escalada em velocidade no Nose do El Capitan, escalando com Timmy O’Neil e com o falecido Sean ‘Stanley' Leary. Em 2001, ele e O’Neil se tornaram os primeiros montanhistas a escalar as três maiores paredes de Yosemite - Half Dome, Mt. Watkins e El Capitan, em um único dia. Ele também fez uma escalada solo em velocidade no Half Dome e El Capitan. Na Patagônia, entre muitas escaladas ousadas, ele escalou em livre a Supercanaleta do Fitz Roy e mais tarde fez a primeira ascensão da Califórnia Roulette, também em solo livre, no Fitz Roy.

Potter também se tornou famoso pelas travessias de high-line e saltos de base jumping, e ele combinou estas duas habilidades com escalada, inventando assim um novo esporte. FreeBASE, no qual ele usou um pára-quedas para a sua proteção em caso de queda.

Recentemente ele fez um vídeo de um salto de wingsuit com a sua cadela (assista abaixo), onde muitos espectadores amaram e outros odiaram a ideia.

Dean Potter viveu intensamente o estilo que sempre se identificou, o de “atleta de esportes radicais”.

     
Taft Point, local do salto. Dean Potter no high-line em Traft Point. Dean, Jean, e Whisper (cadela).
     

Repercussão

“Dean me fez acreditar que tudo é possível. Sua ausência vai deixar um buraco em nosso mundo que não vai ser curado por um longo tempo. Eu não diria que nós estávamos sempre próximos. Mas agora que você se foi, sentirei saudades.”_ Tommy Caldwell
Climbing

“Vou sentir falta de você meu amigo.”_ Renan Ozturk
Montanhista
“Para o meu querido amigo... voe livre irmão... você fará muita falta.”_ Jimmy Chin
Fotógrafo e montanhista
“Dean Potter era um daqueles raros atletas / artistas e sempre quebrava as regras para criar uma nova visão do esporte, que não se conformava com o status quo e criava o seu próprio caminho, inspirando muitos outros escaladores depois dele. RIP”_ Kilian Jornet
Trail running
“Chateado com a notícia sobre Dean. Eu estive em uma núvem escura durante todo o dia.”_ Alex Honnold
Climbing
“Notícia muito triste para a comunidade de escalada.”_ Alê Silva
Climbing

Nossos sentimentos aos amigos e familiares de Dean Potter.

 

 
 
comentários - comments